secel

Gerencie o seu estresse!

O estresse é fisiológico e vital. Mas, quando se torna crônico, ativa a cascata de inflamação, desencadeando alterações no metabolismo como um todo.

10 Dez 2018 - 06h30Por Cristiane Molon

Nossos compromissos, atividades e situações que geram preocupações parecem nunca ter fim. Com isso, acabamos fazendo tudo no automático e nem percebemos que estamos sob tensão ou estresse constante, o que nos coloca diante de um perigo: estamos tão acostumados com as preocupações que achamos tudo normal. Sob a ótica fisiológica, no entanto, esses sentimentos mobilizam inúmeras substâncias e hormônios com o objetivo de manter o equilíbrio.

O estresse é fisiológico e vital. Mas, quando se torna crônico, ativa a cascata de inflamação, desencadeando alterações no metabolismo como um todo, deixando-nos mais vulneráveis a infecções de repetição, insônia, aumento de peso, problemas alérgicos e digestivos, maior acúmulo de gordura abdominal. A lista dos estragos é longa.

Por isso, vale entender o que acontece diante de uma situação de estresse, em resposta a ele. A glândula suprarrenal libera o cortisol e a adrenalina e o corpo se prepara como se fosse para uma “luta”. A primeira reação acontece nos músculos, que se ativam e ficam tensos, as pupilas dilatam, a digestão fica lenta, transpiramos mais, as mãos ficam frias, os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e a frequência de respiração aumentam a fim de transportar nutrientes e oxigênio em volumes maiores.

Diante de estressores repetitivos podemos até nos sentir bem, mas com um custo biológico muito alto, até chegar um momento que o equilíbrio será exaurido, surgindo disfunções e doenças. As enormes quantidades de hormônios liberados nesse processo poderão fazer uma verdadeira bagunça em algum lugar do corpo. Podem desregular o eixo hormonal (com queda dos hormônios sexuais) e podem surgir dermatites, alergias e intolerância alimentares. O cortisol (um dos hormônios relacionados com o estresse), quando alterado, pode mexer no metabolismo do açúcar, elevando a glicemia com liberação de insulina. Esse quadro de resistência à insulina pode favorecer o acúmulo de gordura visceral (aquela que fica entre os órgãos), contribuindo para a obesidade e o diabetes.

Dormir, mas não descansar, comer mal, não se exercitar, não ter momentos de lazer, ser impaciente, explodir por qualquer coisa, sofrer com TPM durante o mês todo, ter cansaço que não melhora, pressão arterial oscilando, coração acelerado, calorão sem estar na menopausa, transpirar mais do que o normal, não conseguir emagrecer, vivenciar lapsos de memória, perder a energia, trabalhar até tarde todas as noites, ter o pensamento acelerado e vontade louca de consumir carboidrato e doce. Os sintomas são muitos.

Não identificar situações que geram o estresse é muito maléfico para a nossa saúde. Chega uma hora em que precisamos parar, observar e analisar a vida, o que vale a pena, o que é essencial. Quem se olha, percebe-se e se cuida adoece menos!

Na próxima semana, darei dicas práticas para você gerenciar o estresse de forma positiva. Até lá!

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Ver mais de