dengue

Como minimizar os efeitos negativos da menopausa na pele?

A menopausa é uma fase de transição na vida da mulher, caracterizada por inúmeras mudanças fisiológicas, nem sempre positivas

15 Jul 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

Na semana passada, aqui na coluna, falamos sobre a importância de conhecer os efeitos da menopausa sobre o corpo e a pele. Hoje, o foco são as atitudes que podem servir de forma preventiva e amenizar os prejuízos. Confira algumas dicas:

Alimentação

A alimentação é fundamental para quem deseja passar pela menopausa bem. Adote uma dieta rica em ômega-3 (peixes de água fria, linhaça), vitaminas, minerais e fibras provenientes de frutas, verduras, legumes, ovos, grãos, cereais. O consumo de água deve ser de, pelo menos, oito copos por dia, assim, asseguram-se os níveis de hidratação da pele. Não adianta comprar potes caros de cremes e não ingerir água ou consumir muito açúcar, visto que a ingestão excessiva de açúcar destrói o colágeno.
 
Higiene Pessoal

Evite banhos com água muito quente, assim como sabonetes muito perfumados e que podem facilmente irritar a pele. Na menopausa, a menopausa perde o óleo impermeabilizante natural e tende a ficar mais ressecada e desvitalizada. Cada pele necessita de cuidados específicos. Para quem não usa nada, inicie com um protetor solar (sem parabenos e outras porcarias) e uma vitamina C tópica. Já é um começo!
 
Priorize um estilo de vida saudável

Durma bem para que os hormônios executem suas funções de forma precisa e para que a melatonina (indutora natural do sono) possa ser liberada e combata os radicais livres. O sono profundo e reparador tem efeito antioxidante na pele. Não fume! O cigarro diminui a oxigenação da pele e acaba com o colágeno.

Pratique exercícios regularmente, faça o que gosta: musculação, caminhadas, ioga, dança, pilates. Cuide com corridas frequentes e intensas, devido ao impacto, a musculatura facial é atingida e a flacidez aumenta. 

Mantenha o cortisol (substância do estresse) sob controle. Pratique meditação, pare durante o dia para respirar adequadamente. Isso auxilia no controle da ansiedade. O estresse contínuo e crônico impacta a produção de outros hormônios (tireóide, suprarrenal, cérebro), que contribuem para o envelhecimento precoce.

Os cosméticos podem ser grandes aliados

Existem inúmeras opções de cosméticos no mercado. Busque aqueles cremes que contêm ácido hialurônico, aquaporinas, phloretin, vitamina C e A, glicoxyl, ácido retinóico, entre outros. Um bom profissional vai orientar a melhor opção para cada caso.

Além disso, há uma infinidade de tratamentos estéticos disponíveis com o intuito de estimular a produção de colágeno. Entre eles, a luz pulsada, mais focada para manchas, vasinhos no rosto e poros dilatados. Já o laser promove uma renovação maior da pele e os peelings são boas opções, pois alguns promovem descamação e outros não. O Botox é indicado mais para marcas de expressão e o preenchimento com ácido hialurônico para vincos profundos, aumento de lábios, olheiras e contorno facial. 

A menopausa é uma fase de transição na vida da mulher, caracterizada por inúmeras mudanças fisiológicas, nem sempre positivas. Já que todas vão passar inevitavelmente por essa fase, quem ainda não chegou pode começar a se cuidar o quanto antes. E, se você já está mergulhada na menopausa, corra e intensifique os cuidados com a alimentação, equilíbrio emocional, sono, exercícios, modulação hormonal. Assim, a sua pele não vai sofrer tanto com o impacto.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de