transito

Cirurgia plástica exige bom senso

As celebridades sempre ditam tendências, seja no mundo da moda, no universo da estética ou, até mesmo, no que se refere a comportamentos

23 Jan 2019 - 06h30Por Josinaldo Martins

As celebridades sempre ditam tendências, seja no mundo da moda, no universo da estética ou, até mesmo, no que se refere a comportamentos. Mas, quando pecam pelo excesso, elas costumam ser alvo de críticas, ascendendo o debate em torno dos limites necessários quando o assunto é a busca incansável pela beleza.

Comuns no Brasil, as cirurgias plásticas são grandes aliadas da autoestima, pois corrigem imperfeições e melhoram a autoestima do paciente. Por isso, também são bastante comuns entre as celebridades. Entretanto, antes de optar por algum procedimento, é muito importante deixar os modismos de lado, conversar com um especialista e estar ciente dos benefícios e das limitações da intervenção. A paciente deve ter perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.

Para evitar exageros é preciso, antes de tudo, buscar um cirurgião de confiança. No caso desses procedimentos estéticos, é crucial que o médico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

O excesso pode causar um efeito contrário, ou seja, prejudicar a estética do corpo e impedir que paciente faça as sonhadas pazes com o espelho. Isso sem falar que pecar pelo exagero pode significar comprometer a saúde e colocar em risco a própria vida. Uma pessoa que se submete a repetidas lipoaspirações, por exemplo, pode ter um risco aumentado de complicações. Já as próteses mamárias muito grandes podem deformar as mamas e até mesmo necrosar a pele, sendo necessária a retirada, o que acaba resultando em cicatrizes desagradáveis.

Portanto, bom senso é a palavra-chave nesse processo. Um profissional preparado vai ajudar o paciente a ter cautela na hora da escolha, evitando possíveis transtornos e traumas. É comum um cirurgião se negar a realizar os procedimentos solicitados por pacientes quando ele observa que está ocorrendo um excesso ou quando as queixas são desproporcionais. Em alguns casos, é até indicado o encaminhamento a um psicólogo ou psiquiatra. A preocupação desmedida com defeitos estéticos inexistentes pode ser sinal de distúrbios. Sendo assim, a pessoa nunca ficará contente com o resultado.

 

Matérias Relacionadas

Polícia

Homem de 23 anos é preso por agredir filho de dez meses em Jaraguá do Sul

O caso ocorreu na manhã deste sábado, dia 4, no Ribeirão Cavalo
Homem de 23 anos é preso por agredir filho de dez meses em Jaraguá do Sul
Trânsito

Motociclista que morreu ao bater em cerca e árvores em Jaraguá do Sul tinha 26 anos

Samuel Oliveira Xavier, de 26 anos, teria perdido o controle da moto antes de bater contra uma cerca de arame e árvores
Motociclista que morreu ao bater em cerca e árvores em Jaraguá do Sul tinha 26 anos
Trânsito

Motociclista morre ao bater contra cerca, em Jaraguá do Sul

Acidente ocorreu no começo da tarde deste sábado, no bairro Santo Antônio
Motociclista morre ao bater contra cerca, em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem morre ao bater automóvel contra carreta, neste sábado, em Guaramirim

Acidente ocorreu na SC 108, próximo à entrada do bairro Figueirinha
Homem morre ao bater automóvel contra carreta, neste sábado, em Guaramirim
Ver mais de