secel

Cinco dicas para uma casa mais organizada e funcional

Com a organização , você ganha tempo, pois sabe exatamente onde está cada item ou objeto na hora que precisar.

04 Mar 2019 - 07h30Por Debora Volpi

Uma casa organizada traz muitos benefícios, e praticidade, ao dia a dia. Com a organização, você ganha tempo, pois sabe exatamente onde está cada item ou objeto na hora que precisar. Também se arruma muito mais rápido para chegar ao trabalho, pois as roupas estão visíveis, facilitando a escolha.

E até economiza, pois visualiza facilmente tudo o que tem em casa e reduz as compras, seja de alimentos, roupas ou qualquer outro item de consumo. Por fim, a organização traz ainda bem estar. Afinal, procurar algo e não encontrar, pode ser bem estressante, não é mesmo? Por isso, conversei com a personal organizer, Tatiane Odorizzi Lange, em busca de cinco dicas práticas de organização. Confira:

Faça da organização um hábito

De acordo com a especialista, a organização precisa virar um hábito. “Se você tirou um tempo ou contratou alguém para organizar, você precisa saber que as coisas não voltarão para o lugar sozinhas. Você definiu um lugar para cada objeto ou roupa, então, após o uso, precisa colocar no lugar novamente”, orienta. 

Otimize os espaços 

Vivemos em espaços cada vez mais reduzidos. Por isso, um bom projeto de marcenaria é fundamental para que não se tenha dor de cabeça no dia a dia. “Analise o que você já possui e o que pode adquirir com o passar dos anos, como roupas, alimentos, louças ou produtos de limpeza. Pense que a família pode aumentar e você pode precisar de mais espaço”, alerta . Outra dica é aproveitar os espaços mais altos dos seus armários para colocar objetos de pouco uso. 

Desapegue 

Para manter a casa organizada também é preciso de tempos em tempos, fazer um filtro do que você não usa mais. “ O desapego é uma tarefa difícil para 80% de nossas clientes, e esse é um dos principais motivos pelo qual elas nos contratam. Geralmente, falta espaço para guardar tudo o que possuem”, afirma. 
A profissional explica que sempre sugere o desapego antes de iniciar a organização. “Muitas vezes estamos ali quebrando a cabeça por espaço de peças que não são usadas há anos, então, é importante de tempos em tempos analisar as roupas do armário e fazer uma triagem. Uma época boa para esta prática é a troca de estação”, enfatiza. 

Faça um descarte consciente 

Para iniciar a “limpa”, faça o seguinte: retire do armário tudo o que estiver manchado, desbotado, rasgado, fora de moda ou então precisa ir para o conserto. Separe também peças que não combinam mais com seu estilo de vida, elas podem ir para um brechó, por exemplo. “Você vende e pode adquirir roupas que serão úteis e adequadas para o momento atual da sua vida”, explica. Você também pode doar para um amigo, alguém da família ou para quem realmente precisa daquele item. “ As peças que têm um valor sentimental devem ser guardadas até o momento que você sentir que faz sentido guardar. Você saberá”. 

 Utilize objetos que ajudam a organizar 

Alguns objetos como cestos, por exemplo, ajudam na organização e, de quebra, decoram o ambiente. E existem itens bem específicos pensados para manter a ordem dos cômodos. “No armário, eu uso muito as colmeias organizadoras,  pois além de organizar, elas auxiliam muito na manutenção. Outro benefício é a fácil visualização das peças e também a otimização do espaço”, resume. 

Na despensa, banheiros e lavanderia, o indicado são cestos, de diversos tamanhos e modelos, de acordo com a necessidade. “Vale reforçar: não saia comprando organizadores antes de entender o que você realmente precisa. Organizar vai muito além de comprar organizadores e aplicar. Em resumo, organizar é entender a necessidade, estudar soluções e então utilizar produtos adequados”, conclui. 

Para quem se interessou pelo tema e quer aprender mais sobre organização, acontece, em Jaraguá do Sul, no dia 12 de março, às 19h,o workshop Organização do Lar e Técnicas de Dobra, com a Tatiane Odorizzi Lange. Informações e inscrições pelo telefone: (47) 98818-6884.

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Ver mais de