dengue

Câncer renal é mais frequente nos homens

Considerado o terceiro tumor mais frequente no aparelho urinário, o câncer renal atinge, geralmente, pacientes de 50 a 70 anos, com maior frequência no sexo masculino.

24 Jan 2019 - 06h30Por Raphael Lahr

Considerado o terceiro tumor mais frequente no aparelho urinário, o câncer renal atinge, geralmente, pacientes de 50 a 70 anos, com maior frequência no sexo masculino, uma vez que a patologia atinge uma proporção de dois homens para cada mulher. O câncer de rim representa, pelo menos, 3% de todas as doenças malignas que um dia podem acometer o ser humano adulto.

A América Latina está na quinta colocação em relação à incidência do câncer de rim, ficando atrás da América do Norte, Europa, Oceania e Ásia. Na maioria dos casos, o carcinoma se desenvolve dentro de um dos órgãos, mas pode acontecer também de surgirem dois ou até mais tumores dentro de um ou de ambos os órgãos simultaneamente. Os fatores de risco para o câncer renal incluem tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, genética, diálise e uma doença chamada Von Hippel-Lindau.

Já os sintomas relatados em 6% a 10% dos pacientes são dores no flanco, sangue na urina e massa abdominal palpável. No entanto, trata-se de uma doença silenciosa. A forma mais frequente de diagnóstico ocorre em achados incidentais em exames de rotina, como a ultrassonografia do abdômen. 

A má notícia é que o único tratamento com cura definitiva é a remoção total ou parcial do carcinoma, em geral, por meio de cirurgia. A retirada em bloco do rim afetado e seus revestimentos é o tratamento tradicional. No entanto, com a evolução dos diagnósticos e os achados cada vez mais precoces de pequenas massas renais, a extração radical vem caindo em desuso e a literatura médica recomenda remoção parcial.

O tratamento parcial consiste na retirada do tumor com pequena margem de segurança, preservando-se, dessa forma, o restante do parênquima renal.  Outro avanço no tratamento é a forma com que ocorre a cirurgia. Hoje, o procedimento é feito via videolaparoscópica, com pequenas incisões, o que oferece os mesmos índices de cura da cirurgia aberta, porém, com menor tempo de internamento, menos dor pós-operatória e retorno mais breve às atividades profissionais.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Ver mais de