segunda, 15 de julho de 2019 - 23h31
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Bexiga Hiperativa: o que é?

O problema costuma obrigar os pacientes a levantar da cama no meio da madrugada para urinar, deixando o sono bastante prejudicado

11 Jul 2019 - 07h00Por Raphael Lahr

Mesmo durante a noite, você sente uma vontade incontrolável e urgente de ir ao banheiro? Muito mais do que apenas um incômodo, a situação pode ser sinal de Bexiga Hiperativa, uma doença, geralmente, associada também à incontinência urinária. 

O problema costuma obrigar os pacientes a levantar da cama no meio da madrugada para urinar, deixando o sono bastante prejudicado. Durante 24 horas, por exemplo, é comum sentir a necessidade de ir ao banheiro mais sete vezes. 

Mas, para concluir um diagnóstico de Bexiga Hiperativa precisamos ir além disso. O urologista, por exemplo, pode solicitar alguns exames, como de urina e de imagem das vias urinárias. Também é essencial se certificar de que os sintomas não estão relacionados a outras doenças, como tumor de bexiga, diabetes, infecção ou mesmo pedras na bexiga. 

Depois de confirmada, a Bexiga Hiperativa deve ser tratada com medicamentos e exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico. Outra indicação importante é a redução da ingestão de líquidos no período que antecede o sono. 

Na dúvida, procure um especialista.