dengue 2

Amenize a celulite com bons hábitos!

A solução está, em grande parte, na alimentação. Há alimentos que melhoram a oxigenação da pele, auxiliando na reparação. Por isso, ajudam a controlar a celulite

24 Jun 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

Os furinhos terríveis que aparecem na pele nada mais são do que um processo inflamatório que ocorre quando as fibras de colágeno aprisionam as células de gordura, resultando no efeito casca de laranja. As mulheres são mais acometidas devido aos hormônios femininos e os locais mais afetados são os glúteos e as coxas.

Quase todas as mulheres têm celulite, ou seja, é feminino. O que piora?  Falta de exercícios, má-alimentação (gorduras, refrigerantes, salgadinhos, sal em excesso e açúcar), cigarro, algumas medicações, problemas circulatórios, hormônios desajustados... lista é longa. Mas, podemos minimizar o aspecto de casca de laranja. 

A solução está, em grande parte, na alimentação. Há alimentos que melhoram a oxigenação da pele, auxiliando na reparação. Por isso, ajudam a controlar a celulite. Aqueles ricos em alicina, substância que relaxa e aumenta a eliminação de sódio pelos vasos sanguíneos, reduzem a inflamação. Exemplos: alho, cebola, aveia, brócolis, couve-flor. Aumentar o consumo de peixes (sardinha, salmão e truta) também ajuda. Eles possuem ômega 3, potente anti-inflamatório. Para quem não gosta de peixe, vale a suplementação. 

A retenção de líquido também favorece o aparecimento dos furinhos na pele, por isso, consuma itens naturalmente diuréticos, ricos em potássio, vitamina C e fibras, como melancia, melão, pepino, couve e salsão. Uma dica: suco para tomar em jejum feito com salsão + pepino + melão + água. Bata tudo no liquidificador, tome sem coar para manter as fibras. 

Diminua o consumo de sal, preferindo o sal rosa, que contém mais minerais, além de ter menor quantidade de sódio. Esta substância, em excesso, faz inchar. Para substituir o sal, vale usar azeite de oliva extravirgem. Rico em fitoquímicos e antioxidantes, auxilia no combate da produção de radicais livres. Pode, ainda, usar manjericão e orégano. 

Outra forma de combater a celulite é melhorar a circulação sanguínea. Neste caso, as melhores alternativas são as frutas ricas em bioflavonóides, como lima, limão, laranja e uva. Inclua também no cardápio a lecitina, que reforça a parede das células, impedindo que elas percam água e nutrientes. A principal fonte é o ovo e a lecitina de soja.

Procure consumir comidas que tenham ácidos graxos essenciais, importantes para a hidratação das células. Bons exemplos são o azeite de oliva, óleo de linhaça, gergelim, sementes de girassol, castanhas e peixes. As castanhas (rica em selênio), enquanto as nozes fornecem magnésio, fósforo e tiamina. Como são calóricos, devido à gordura, o ideal é consumir uma castanha do Pará e duas nozes ao dia. Se tiver excesso de selênio, deve ser adequado.

Aminoácidos estimulam a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza à pele. Você encontra em alimentos proteicos como as carnes, frango, peixes, queijo e ovos. Antioxidantes impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos, abrindo caminho para a celulite. Por isso, consuma frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora), vegetais folhosos, alimentos com betacaroteno, como a cenoura e a abóbora, e as frutas cítricas, que contêm vitamina C. 

O chá verde (rico em catequinas) é outra ótima opção. Lembrando que, se usar açúcar, ele perde os benefícios. Quem tem anemia deve evitar tomá-lo após as refeições, já que diminui a absorção do ferro. A melhor pedida, nestes casos, é ingerir entre as refeições. Quem tem pressão alta também precisa cuidar.

Alimentos com vitaminas do complexo B e minerais ajudam as células da pele a absorver melhor os nutrientes. São eles: abacate, aveia, banana, beterraba, brócolis, cogumelo, laranja e melancia. Além disso, beba, pelo menos, dois litros de água ao dia. Olhe os rótulos e procure consumir as que tem baixa quantidade de sódio e menos ácida.

Além de bons hábitos alimentares, ressalta-se a importância de exercício físico regular. Este possui benefícios mais que conhecidos para a circulação sanguínea, além de ajudar na redução de gordura corporal e melhorar a massa muscular. De brinde, melhora a qualidade da pele e a celulite.

Durma mais cedo, procure ter sono profundo para que os hormônios possam executar suas funções adequadamente e, dessa forma, acorde mais disposta e com menos cortisol e inflamação. Equilibre as refeições, inclua alimentos com mais nutrientes e evite o açúcar, o sal e farinhas refinadas. Com certeza, esses três são os piores vilões.

Você escova os dentes e penteia os cabelos diariamente, crie também uma disciplina na rotina alimentar, nos exercícios, na ingestão de água, no sono. Com bons hábitos, a celulite foge.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de