Pesquisa

Projeção para IPCA de 2016 na pesquisa Focus segue em 7,31%

22 Ago 2016 - 13h12
Após piora nas projeções de inflação na semana passada, as previsões contidas no Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central, voltaram a mostrar um índice menor para o ano que vem. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2017 caiu de 5,14% para 5,12%. Quatro semanas atrás, estava em 5,29%. Para 2016, permaneceu em 7,31%. Um mês antes, estava em 7,21%.

No dia 10 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação em julho foi de 0,52%, acima da mediana de 0,45% prevista na pesquisa do Broadcast Projeções com as instituições financeiras. Na pesquisa Focus que se seguiu, houve piora nas estimativas do mercado financeiro.

Por sua vez, no comunicado do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) e na ata da reunião, o BC havia informado que, pelo cenário de referência, que pressupõe a Selic (a taxa básica de juros) inalterada em 14,25% ao ano e um dólar a R$ 3,25, as projeções apontam para uma inflação em torno da meta de 4,5% já em 2017.

No cenário de mercado, que utiliza as trajetórias para os juros e o câmbio apuradas na pesquisa Focus, a inflação projetada para 2017 estava em torno de 5,3%, conforme a ata. Para 2016, a ata do Copom indicou que as projeções, tanto no cenário de referência quanto no de mercado, apontavam para uma inflação em torno de 6,75%.

Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do índice no médio prazo, denominadas Top 5, as medianas das projeções para a inflação deste ano no relatório Focus pioraram, passando de 7,41% para 7,51%. Para 2017, permaneceram em 5,25%. Quatro semanas atrás, as expectativas eram de, respectivamente, 7,20% e 5,29%.

 

Com informações da Agência Estado

Matérias Relacionadas

Futebol

Flamengo e Botafogo avançam às semifinais da Taça Rio

Dupla aguarda definição dos adversários nesta quinta
Flamengo e Botafogo avançam às semifinais da Taça Rio
Geral

Malwee é a primeira marca de moda brasileira a lançar linha de máscaras e t-shirts antivirais

As máscaras seguem o padrão de tripla proteção recomendado pela OMS, com 3 camadas de tecido 100% algodão, sendo as duas primeiras com repelência à água e a última camada antiviral
Malwee é a primeira marca de moda brasileira a lançar linha de máscaras e t-shirts antivirais
Geral

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59
Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial
Geral

Registro digital de veículo está disponível em todo o país

Pará foi o último estado a começar a usar o documento eletrônico
Registro digital de veículo está disponível em todo o país
Ver mais de Brasil