dengue
INSS

Pressão de aposentados do INSS faz governo antecipar 13º

20 Jun 2016 - 12h42
A pressão dos aposentados do INSS para receber a primeira parte do 13º antecipada este ano surtiu efeito. O governo informou nesta quinta-feira que manterá o cronograma de pagamento em duas parcelas. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), Warley Martins, o decreto autorizando o crédito antecipado já teria sido encaminhado à Presidência da República. Segundo o dirigente, faltaria o presidente interino Michel Temer (PMDB) assinar a medida para publicação no Diário Oficial da União.

O Ministério da Fazenda confirmou que o pagamento será antecipado este ano. Mas não informou em qual folha a primeira parte virá creditada. Em nota, a pasta limitou-se a divulgar “que não houve mudança no cronograma do pagamento do 13º dos aposentados em duas parcelas”. Conforme Warley Martins, a expectativa é de que o crédito ocorra juntamente com a folha de agosto, entre os cinco últimos dias úteis daquele mês e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

“Estivemos reunidos hoje (quinta) com representantes da Fazenda e da Secretaria de Previdência, entre eles o (Benedito) Brunca (secretário de Políticas da Previdência). E garantiram que o decreto está pronto e aguarda a assinatura do presidente Temer. Nos falaram que está nas mãos dele”, afirmou Martins, que participou nesta quinta, em Brasilia, de ato nos prédios da Fazenda e do antigo Ministério da Previdência com representantes da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

O governo Temer enfrentava fortes resistências dos aposentados com a possibilidade de não haver a antecipação este ano. A própria Cobap ameaçou organizar protestos e ocupar agências do INSS em todo o país para pressionar. Dirigentes da entidade entregaram no começo deste mês um documento, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência, cobrando posição sobre a antecipação do abono natalino.

O sindicato nacional da categoria, da Força Sindical, também pressionou o governo. Conforme O DIA mostrou nesta quinta-feira, o presidente licenciado, João Batista Inocentini, revelou que entraria com ação no Supremo Tribunal Federal para garantir o crédito na folha de agosto, caso a resposta fosse negativa. Na segunda-feira, ele esteve com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o questionou em relação à antecipação.

Desde 2006, os mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS recebem a primeira parte do 13º antecipadamente. A medida foi adotada após acordo entre o então presidente Lula e representantes dos segurados. O depósito da metade do abono passou a ser feito com a folha de agosto, com o crédito começo de setembro.

 

Jornal O Dia

Matérias Relacionadas

Segurança

Preso no Paraná homem suspeito por homicídio ocorrido em Balneário Piçarras

Após diversas diligências policiais, foi possível identificar o paradeiro do investigado
Preso no Paraná homem suspeito por homicídio ocorrido em Balneário Piçarras
Geral

Lula se reúne hoje com chefes dos Poderes para falar sobre incêndios florestais no país

Governo prepara um pacote de medidas para lidar com as queimadas
Lula se reúne hoje com chefes dos Poderes para falar sobre incêndios florestais no país
Economia

Banco do Brasil lança cartão exclusivo para microempreendedores

Benefícios incluem oferta de anuidade zero
Banco do Brasil lança cartão exclusivo para microempreendedores
Política

Bolsonaro muda roteiro em Santa Catarina

Ex-presidente chega ao Estado no fim de semana
Bolsonaro muda roteiro em Santa Catarina
Ver mais de Brasil