Dia internacional das Mulheres
Brasil

No Dia Mundial das Florestas, Mapa reforça meta de alcançar 2 milhões de hectares de florestas plantadas até 2030

Pouca gente sabe, mas somos os líderes em produtividade florestal, produzindo duas vezes mais que os países do hemisfério norte.

21 Mar 2019 - 23h00

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, é o dia internacional das Florestas. E o Brasil tem muito o que se orgulhar. Pouca gente sabe, mas somos os líderes em produtividade florestal, produzindo duas vezes mais que os países do hemisfério norte.

Covid-19 Prefeitura de Jaraguá

A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% do território, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais, e estão localizadas principalmente em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só no ano passado, o setor foi o terceiro do Agronegócio em exportações, só ficando atrás da soja e dos segmentos de carnes.

Além de preservar e proteger a vegetação nativa em 66% de seu território, o que representa 560 milhões de hectares, as empresas florestais brasileiras são responsáveis pela conservação de 5,6 milhões de hectares das áreas nativas. Criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas, (Plantar Florestas), tem a meta de aumentar em 2 milhões de hectares a área de cultivos comerciais até 2030.

O Coordenador geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, João Salomão, destacou o trabalho feito em conjunto com o setor na elaboração do plano. Ele acredita que essa meta pode ser ultrapassada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a área cultivada chega a 10 milhões de hectares. O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, destacou a importância do Dia Internacional das Floresatas e disse que o órgão vai trabalhar pautado na sustentabilidade do setor.

O segmento, além de gerar mais de 3,7 milhões de empregos diretos, contribui para mitigação das consequências nocivas dos gases do efeito estufa melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Fiocruz detecta variantes do coronavírus em três regiões do país

Variantes são potencialmente mais transmissíveis
Fiocruz detecta variantes do coronavírus em três regiões do país
Economia

Dólar chega a R$ 5,55, mas fecha estável com notícias do exterior

Bolsa de valores sobe 1,35% e volta a superar os 112 mil pontos
Saúde

Brasil tem 1,7 mil mortes e 75,1 mil casos de covid-19 em 24 horas

Número de pacientes recuperados passa de 9,63 milhões
Brasil tem 1,7 mil mortes e 75,1 mil casos de covid-19 em 24 horas
Geral

WEG e Renault se unem para projeto de mobilidade elétrica em Fernando de Noronha

Parceria entre as companhias vai contribuir para a diminuição de dióxido de carbono na ilha
WEG e Renault se unem para projeto de mobilidade elétrica em Fernando de Noronha
Ver mais de Brasil