vacina
Brasil

No Dia Mundial das Florestas, Mapa reforça meta de alcançar 2 milhões de hectares de florestas plantadas até 2030

Pouca gente sabe, mas somos os líderes em produtividade florestal, produzindo duas vezes mais que os países do hemisfério norte.

21 Mar 2019 - 23h00

Nesta quinta-feira, dia 21 de março, é o dia internacional das Florestas. E o Brasil tem muito o que se orgulhar. Pouca gente sabe, mas somos os líderes em produtividade florestal, produzindo duas vezes mais que os países do hemisfério norte.

A área com florestas plantadas ocupa apenas 1% do território, mas é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais, e estão localizadas principalmente em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Só no ano passado, o setor foi o terceiro do Agronegócio em exportações, só ficando atrás da soja e dos segmentos de carnes.

Além de preservar e proteger a vegetação nativa em 66% de seu território, o que representa 560 milhões de hectares, as empresas florestais brasileiras são responsáveis pela conservação de 5,6 milhões de hectares das áreas nativas. Criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas, (Plantar Florestas), tem a meta de aumentar em 2 milhões de hectares a área de cultivos comerciais até 2030.

O Coordenador geral de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar, João Salomão, destacou o trabalho feito em conjunto com o setor na elaboração do plano. Ele acredita que essa meta pode ser ultrapassada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente a área cultivada chega a 10 milhões de hectares. O diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, destacou a importância do Dia Internacional das Floresatas e disse que o órgão vai trabalhar pautado na sustentabilidade do setor.

O segmento, além de gerar mais de 3,7 milhões de empregos diretos, contribui para mitigação das consequências nocivas dos gases do efeito estufa melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ver mais de Brasil