Inflação
Maioria dos acordos salariais de agosto fica abaixo da inflação
Das 162 negociações de ajuste analisadas, 17 não só não conseguiram repor a inflação como levaram à redução de salário e de jornada.
No acumulado desde janeiro de 2015, esse número chega a 527 acordos, sendo que 131 deles utilizaram o Programa de Proteção ao Emprego.
O número de negociações abaixo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até agosto acumulou 9,6%, vinha caindo desde janeiro, quando quase 70% dos acordos ficaram nessa faixa. Em junho, esse percentual foi de apenas 22%.
Em julho e agosto, porém, o número cresceu para 36,2% e 51,8%, respectivamente.
"Em janeiro, a inflação cresceu muito, por isso essa proporção tão grande. Mas agora, surpreendentemente, vemos esse novo aumento. Nós imaginávamos que a tendência de queda continuaria", diz o professor da Faculdade de Economia da USP Hélio Zylberstajn, coordenador da pesquisa Salariômetro.
Para o professor, o aumento em agosto pode ser explicado por uma leve aceleração do INPC, que não era esperada pelo mercado, e uma maior dificuldade de negociação das categorias.
As informações são do
Jornal Folha de SP
Matérias Relacionadas
Segurança
Moradora de Guaramirim alerta para tentativa de golpe
No chamado "Golpe da Facção", indivíduos se passam por integrantes de uma facção criminosa e ameaçam as vítimas para conseguir extorquir dinheiro

Geral
Cinco Anos de Confiança e Crescimento:Warren Reforça Compromisso com Investidores Catarinenses
Apenas no último ano, a base de clientes da Warren em Santa Catarina cresceu 537%, enquanto o valor sob gestão avançou mais de 50%.

Política
Timidez na arrancada
Confira os bastidores da política desta quarta-feira (26) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Economia
Mais de 48 mil pessoas contratam R$ 340,3 mi em consignado para CLT
Número de simulações aproxima-se de 65 milhões
