Justiça
Justiça nega pedido de habeas corpus ao ex-governador Sérgio Cabral
Cabral está no Complexo Penitenciário de Bangu, Zona Oeste da cidade, desde quinta-feira. Ele foi preso preventivamente na Operação Calicute, conduzida pela Polícia Federal, na qual o ex-governador fluminense é um dos réus.
No pedido de liberação o advogado Jorge de Oliveira Beja argumenta que a prisão seria uma condenação antecipada do acusado. Além disso, sustentou a falta de justa causa para a prisão, o que justificaria a concessão do habeas corpus.
Porém o entendimento do desembargador federal Abel Gomes é que o advogado não juntou documentação que sirva para fundamentar o pedido, além de não ter apresentado um relato substancial, para demonstrar a falta de justa causa para a prisão preventiva.
O advogado que fez o pedido não está entre os constituídos pelo réu para defesa na ação penal, mas isso não é um problema juridico já que pode ser um habeas corpus impetrado por qualquer cidadão em favor de outro.
De acordo com a Polícia Federal, o Sérgio Cabral Filho chefiava um esquema de corrupção que cobrou propina de construtoras, lavou dinheiro e fraudou licitações em grandes obras do estado . As informações são da Agência Brasil