OlimpÃada
Imprensa internacional elogia OlimpÃada do Rio de Janeiro
É bem verdade que as competições começaram há menos de uma semana, mas o panorama, antes negativo, começa a se modificar sob a perspectiva dos estrangeiros. Depois dos inúmeros elogios feitos à Cerimônia de Abertura, na última sexta-feira, a ESPN dos Estados Unidos publicou um texto positivo comentando sobre a primeira realização de uma OlimpÃada em solo sul-americano.
Assinado pelo colunista Jim Caple, o artigo elogia o espÃrito caloroso do público brasileiro, as arquibancadas quase sempre cheias e a paisagem natural do Rio de Janeiro. Segundo o norte-americano, se ele estivesse competindo em alguma prova do remo, por exemplo, poderia se distrair com o cenário repleto de montanhas ao se admirar com o Cristo Redentor.
Para Dwayne Taylor, torcedor dos Estados Unidos em visita ao Brasil durante a OlimpÃada, a energia do povo local é tão intensa que ele se sente em casa. "Os habitantes são tão bons. Todo mundo cuida de você por aqui. Todo mundo que nos ajudou com os passeios nos deu informações sobre o que fazer e onde fazer", declarou Taylor ao ser indagado pela reportagem da ESPN americana.
Já a imponente Arena do Vôlei de Praia, construÃda na areias de Copacabana é retratada como 'a melhor já vista' pelo jornalista ao longo da carreira. Afinal, os mais de 12 assentos e a altura de 21 metros impressionam para um esporte que, geralmente, não costuma possuir estruturas tão grandes.
O colunista também elogia a segurança. Ainda segundo relato de Caple, nem tudo são flores, já que aconteceram casos de roubo e outros incidentes nos primeiros dias do evento. Apesar disto, o norte-americano se diz seguro enquanto passeia pela cidade. Policiais, militares, voluntários e organizadores estão por os lugares e dão a sensação de conforto nas ruas e avenidas do Rio de Janeiro.
"Há muitas forças de segurança, supostamente até mais do que em Londres-2012. Indo de centro de imprensa na área pública do Parque OlÃmpico, na última terça-feira, vi ônibus após ônibus preenchidos com guardas de segurança, enquanto um grupo de soldados em roupas camufladas passavam por mim. Eles também estão estacionados por todo o parque e locais", assinalou o jornalista que cobre a OlimpÃada.
Por fim, dois pontos foram colocados ainda como dúvida para o estrangeiro. Segundo ele, o Estádio do Engenhão, palco das competições de atletismo, fica muito longe do Parque OlÃmpico da Barra. Fora isso, o transporte também não tem sido um destaque. Entretanto, Caple ressalta que o problema é recorrente em todas as edições dos Jogos.
"O transporte pode ser um problemas à s vezes, com desconcertantes rotas, mas que é frequente no caso das OlimpÃadas (particularmente em Atlanta-1996). E praticamente em qualquer outro lugar do mundo em torno hora do rush é similar", finaliza.
Matérias Relacionadas
PolÃtica
Crise no PSD: Bornhausen confirma que João Rodrigues não disputará o governo de SC
A mudança ocorreu após uma série de discussões internas na sigla que também envolveram o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto

Economia
Governo zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Guerra no Irã vem elevando os preços do barril no mercado global

PolÃtica
Comissão aprova projeto que faz distinção entre câmbio manual e automático na CNH
Proposta continua em análise na Câmara dos Deputados

PolÃtica
Deputado AntÃdio Lunelli repudia condenação de moradores de Corupá a 14 anos de prisão
Parlamentar critica decisão do STF e afirma que pena é desproporcional, já que condenados nem estavam em BrasÃlia no dia das manifestações

