Votação
Duas propostas para fim do foro privilegiado estão prontas para votação
Com tramitação mais avançada e mais curta, a aposta de aprovação é mais alta em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013, de autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR), que extingue a prerrogativa de foro para todas as autoridades, inclusive, o presidente da República. Pronto para votação na CCJC na quarta-feira, o relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) determina somente a exceção de que, no caso do chefe do Executivo federal, é necessária a autorização de dois terços da Câmara para que seja aberto um processo criminal.
Na última quarta-feira, mesmo depois de uma sessão conturbada na comissão, o senador do Amapá conseguiu fazer a leitura do relatório pela admissibilidade da matéria e, a partir de agora, a PEC está pronta para ser votada. De acordo com levantamento feito pela reportagem com senadores titulares do colegiado, nove são totalmente contra a prerrogativa e garantem o voto pela aprovação da proposta. Outros três – Humberto Costa (PT-PE), Simone Tebet (PMDB-MS) e Eduardo Amorim (PSC-SE) –, são a favor de mudanças no sistema, mas acreditam que o foro é importante para cargos específicos, por exemplo, os presidentes dos três poderes.
Agência Estado
Matérias Relacionadas
Geral
Estados discutem criação da Ferrosul para integrar malha ferroviária entre RS, SC, PR e MS
Uma comissão formada por integrantes dos quatro estados foi criada para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns.

Segurança
Jovem é preso com 3 kg de cocaína no corpo ao tentar viajar da capital catarinense para a França
Suspeito de tráfico internacional de drogas foi preso no Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Segurança
Operação mira quadrilha que aplicava golpes do falso sequestro mediante extorsão por telefone
Os investigados respondem pelos crimes de estelionato e associação criminosa

Segurança
Criança que morreu após ataque a escola no RS é identificada
O adolescente que invadiu a escola foi apreendido
