Brasil

Brasileiros descobrem toxina no escorpião para tratar hipertensão e infarto

Os efeitos verificados nas cobaias também indicam o potencial do novo composto para tratamento de ataques cardíacos

18 Jul 2020 - 08h00Por Da Redação
Brasileiros descobrem toxina no escorpião para tratar hipertensão e infarto - Crédito: Pixabay/Divulgação Crédito: Pixabay/Divulgação

Pesquisadores brasileiros descobriram compostos específicos no veneno do escorpião que podem ser usados como medicamento para tratar pessoas hipertensas.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que o veneno do escorpião é uma mistura complexa de moléculas biologicamente ativas, incluindo neurotoxinas, vasodilatadores e compostos antimicrobianos, entre muitos outros.

Embora o veneno seja doloroso para quem é picado, ele tem compostos individuais que, se isolados e administrados na dose adequada, podem trazer benefícios surpreendentes à saúde.

Com o efeito já confirmado em animais de laboratório, a equipe quer prosseguir com os estudos para a criar uma nova medicação contra a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Os efeitos verificados nas cobaias também indicam o potencial do novo composto para tratamento de ataques cardíacos e para ajudar a recuperar as células danificadas do coração.

A substância

Diana Mendoza, da UFMG, explica que uma substância chamada tripeptídeo KPP, que compõe a toxina do escorpião, causa uma dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea.

E o efeito parece ser duplo porque o peptídeo do veneno do escorpião desencadeou a fosforilação de uma proteína chamada AKT, envolvida na produção de óxido nítrico, que também é um composto vasodilatador.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau

Marcelo Queiroga foi recebido pelo Diretor de Operações da instituição
Ministro da Saúde visita Hospital Santa Isabel em Blumenau
Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Geral

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher

Sinal Vermelho envolve parceria com estabelecimentos privados
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Ver mais de Brasil