secel
Brasil

Brasil e Argentina fecham acordos de facilitação de comércio

03 Ago 2016 - 09h28
Os governos do Brasil e da Argentina assinaram hoje (2) dois acordos para facilitar o comércio entre os dois principais sócios do Mercosul, que atravessa uma crise institucional. O principal acordo cria o Certificado de Origem Digital (COD), que beneficiará os exportadores e importadores de ambos países, principalmente as pequenas e médias empresas, consideradas fundamentais para a recuperação econômica.

Atualmente, importadores e exportadores brasileiros levam de um a três dias para obter um certificado de origem, indispensável para concluir uma operação comercial. O acordo permitirá aos empresários obter o documento online em 30 minutos. Segundo o secretário de Comércio Exterior do Brasil, Daniel Godinho, “os custos com burocracia cairão cerca de 35%, beneficiando principalmente os pequenos e médios empresários, que são os que mais gastam com isso”.

O segundo acordo prevê a adoção de uma plataforma digital na Argentina similar ao Portal Único de Comércio Exterior do Brasil, criado para reduzir os prazos de processos de exportação e importação, equiparando o tempo ao dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A ideia e integrar os dois sistemas para facilitar o comércio bilateral.

Os acordos foram assinados ao final de uma visita de dois dias do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, a Buenos Aires. Na Argentina, ele se reuniu com empresários e com o ministro da Produção, Francisco Cabrera. Segundo Pereira, Brasil e Argentina já marcaram encontros em agosto, setembro e outubro para discutir acordos de integração comercial com a União Europeia (UE), o Canadá e os quatro países-membros do EFTA (sigla em inglês para Associação Europeia de Livre Comércio, integrada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça). Com informações da Agência Brasil.

Matérias Relacionadas

Segurança

FIESC apresenta nesta quinta-feira (2) análise sobre situação da BR 101 Sul

Entidade faz reunião híbrida às 14h para mostrar resultados da avaliação das obras de conservação e melhorias do trecho sob responsabilidade da CCR Via Costeira
FIESC apresenta nesta quinta-feira (2) análise sobre situação da BR 101 Sul
Economia

Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre

Postos de trabalho criados de janeiro a março em todos os setores econômicos somam mais de 66 mil no estado
Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre
Política

Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC

Parlamentar cita caso do Porto de Itajaí, que teve atividades paralisadas há mais de um ano
Lunelli atua por melhoria da infraestrutura portuária de SC
Geral

WhatsApp deixa de funcionar em 35 smartphones a partir desta quarta-feira (1º)

A lista inclui modelos Android, como Motorola, Lenovo, Huawei, Xiaomi, LG, Sony e Samsung, e até iPhones.
WhatsApp deixa de funcionar em 35 smartphones a partir desta quarta-feira (1º)
Ver mais de Brasil