dengue 2
Final

Alemanha x Argentina se torna final mais repetida da história

13 Jul 2014 - 12h53
Em Copas, já foram seis jogos no total, com três vitórias alemãs, dois empates e uma vitória argentina. A Alemanha ganhou as quartas de final de 2010, a final de 1990 e um jogo pela primeira fase de 1958; os argentinos saíram vitoriosos apenas na decisão de 1986; e os empates aconteceram nas quartas de final de 2006 (classificação dos europeus nos pênaltis) e na fase de grupos de 1966.
As equipes também vivem jejuns de títulos semelhantes. A Alemanha não vence a Copa do Mundo desde 1990, nem a Eurocopa desde 1996.
A Argentina vive filas ainda um pouco maiores, já que não ganha o Mundial desde 1986 e a última vez que levantou a taça da Copa América remete ao ano de 1993.
Relembre os outros dois encontros entre Alemanha e Argentina em finais de Copa do Mundo.
México 1986
Na primeira vez que se encontraram numa final de Copa, a Argentina chegou com cinco vitórias e um empate, mesma campanha que a atual. O grande destaque do time era Diego Maradona, que brilhou principalmente com dois gols diante da Inglaterra (um de mão, a famosa 'La Mano de Dios', e um driblando meio time inglês, o chamado 'Gol do Século') e mais dois contra a Bélgica.
Já a Alemanha chegou a perder da Dinamarca na primeira fase, mas passou por Marrocos, México e a França de Michel Platini para chegar à grande decisão comandada pelo capitão Karl-Heinz Rummenigge e o técnico Franz Beckenbauer.
Na decisão no estádio Azteca, Brown abriu o placar para os argentinos no primeiro tempo, com Jorge Valdano ampliando no segundo. Rummenigge e Rudi Voller empataram para os alemães, mas Burruchaga fez o gol da vitória: 3 a 2.
A Argentina, em título principalmente creditado ao talento de Diego Maradona, conquistava a segunda Copa do Mundo, igualando não só os alemães, como os rivais uruguaios.
Itália 1990
Assim como a geração atual, a Alemanha começou a Copa de 1990 com goleada: 4 a 1 sobre a Iugoslávia. Classificada à segunda fase, bateu Holanda, Tchecoslováquia e Inglaterra - essa última numa dramática decisão por pênaltis - para chegar ao jogo final em Roma.
Os argentinos não demonstraram a mesma força. Na primeira fase, estreia com derrota para Camarões, vitória sobre a União Soviética e classificação com empate contra a Romênia. E o caminho até a final teve vitória magra e difícil contra o Brasil e disputa por pênaltis contra Iugoslávia e Itália.
E se quatro anos antes Alemanha e Argentina tinham feito um grande jogo com cinco gols, a final de 1990 foi apontada por muitos analistas na época como a de pior qualidade da história dos Mundiais. Com um jogador a menos - Pedro Monzon foi expulso - a Argentina recuou, e a Alemanha achou o gol da vitória em pênalti sofrido por Rudi Voller e convertido por Andreas Brehme.
A vitória alemã colocou a seleção no topo da lista dos campeões mundiais, com três títulos, igualando Brasil (que depois chegaria a cinco) e Itália (que agora tem quatro). A Alemanha ainda seria vice-campeã em 2002, e a Argentina só agora, em 2014, voltou a chegar nas semifinais.

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ver mais de Brasil