transito
Brasil

13º salário: pague dívidas e guarde para as despesas de janeiro

03 Dez 2015 - 18h00
Para quem tem dívidas, a prioridade é pagá-las. Para quem não tem, o negócio é aproveitar a oportunidade de altos rendimentos nas aplicações financeiras, como, por exemplo, o Tesouro Direto. Quem aplica no Tesouro Direto no médio ou longo prazo e "trava" um retorno bruto alto (6% ao ano + IPCA, por exemplo), quando a inflação cair, vai se beneficiar muito com isso.

É complicado chegar no fim de ano é não comprar. As tentações são inúmeras e os estímulos para gastar (compra por impulso) estão aí nos rodeando e bombardeando milhares de vezes por dia. Mas, a disciplina financeira tem que prevalecer sempre. Quem tem disciplina, economiza e quem economiza tem dinheiro para investir. É simples. A dor de encontrar uma fatura de cartão de crédito que não pode ser paga é só do consumidor. Então, não entre em oba-oba do momento e complique sua vida.

Indo às compras com cautela o consumidor se previne também para o "janeiro vermelho". É quando diversos fornecedores atualizam as suas tabelas de preços, IPVA, IPTU e despesas de materiais escolares dos filhos chegam, quase ao mesmo tempo na sua porta. Então, não se iluda com propaganda de natal. Se você usar o dinheiro dessas obrigações agora, poderá trazer dificuldades para você e sua família sem necessidade daqui a 60 dias.

Como enfrentar essa situação, então? Use a criatividade. É hora de substituir o consumo pela experiência, o ter pelo ser e a união de todos na família se fortalecer para passar pelo período de dificuldades financeiras. Essa crise não irá durar para sempre e o esforço conjunto de todos no equilíbrio financeiro reverterá em melhores opções quando a economia melhorar. Seu futuro agradece!

Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

Sobre a Educação Financeira para Todos:


Criado e mantido por Lélio Braga Calhau, Promotor de Justiça do Consumidor no Ministério Público de Minas Gerais, o Portal Educação Financeira Para Todos promove conteúdo gratuito sobre planejamento financeiro. Sua missão é conscientizar os consumidores brasileiros através de artigos, cases, vídeos e reflexões sobre gastos sem planejamento.

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Ver mais de Brasil