Saúde

Homem de 33 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Ao todo, já são 342 óbitos pela doença no município

16 JUN 2021 • POR Janici Demetrio • 18h39

Jaraguá do Sul confirmou nova morte pelo novo coronavírus. A vítima é um homem de 33 anos, com fatores de risco, segundo a Secretaria de Saúde do município.

Os dados sobre a covid-19 foram atualizados no final da tarde desta quarta-feira (16). Ao todo, já são 342 óbitos pela doença. 
Ainda conforme a Secretaria, nas últimas 24 horas foram confirmados 85 novos casos da doença e 182 pessoas recuperadas. 
Ao todo são 29.273 casos confirmados, sendo: 28.159 recuperados, 772 em tratamento e 342 óbitos.

A Prefeitura reforça que as medidas de prevenção devem ser respeitadas por todos e que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem manter distanciamento ainda mais rígido.

Inclusive, a partir desta quinta-feira (17) entra em vigor novo decreto contendo medidas para o enfrentamento à pandemia do coronavírus no município de Jaraguá do Sul.As medidas serão válidas até o dia 30 de junho.

No Decreto Nº 15.082/2021, a Prefeitura também leva em consideração outros pontos, entre eles, a classificação de risco gravíssimo para o contágio, estabelecida pelo Governo do Estado; o cenário local da saúde em face à pandemia do coronavírus e as correspondências dos hospitais privados São José e Hospital e Maternidade Jaraguá que comunicam expressivo aumento na procura por atendimentos.

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, o momento exige muita atenção. A situação dos hospitais ainda é bastante preocupante.

“Nossos hospitais estão operando acima do limite há várias semanas. E ainda temos que levar em consideração as outras doenças respiratórias próprias da estação e um aumento geral no número de acidentes”, pontua.

A presidente do Comitê Extraordinário de Combate à covid-19, Emanuela Wolff, afirma que o município aguarda com muita expectativa o envio de mais doses de vacinas, tendo em vista que é, justamente, a falta de doses que impede o avanço da imunização.

“Nós temos condições de vacinar mais de 1.500 pessoas por dia, só não estamos avançando nas faixas etárias porque não recebemos doses suficientes, o que é lamentável”, ressalta.

Enquanto as vacinas não chegam de forma suficiente, a presidente do Comitê covid-19, pede a colaboração das pessoas no cumprimento das regras do decreto.

MEDIDAS
Pelo Decreto, fica vedada a abertura (funcionamento e utilização) entre 17 de junho e 30 de junho de parques públicos e privados, incluindo áreas de lazer públicas como campos de futebol, academias ao ar livre e parquinhos infantis públicos, entre outros, sendo expressamente vedada a pratica de esportes coletivos de qualquer natureza nos espaços públicos. A realização de competições esportivas coletivas amadoras, também está vedada.

A pratica esportiva individual está permitida, mas com uso obrigatório de máscara, sendo vedada a permanência nos espaços públicos coletivos de qualquer natureza.

Ficam fora deste artigo, os parquinhos infantis anexos às casas de festas, recreações sociais e privadas.

Outra medida do decreto diz respeito ao funcionamento de todas as quadras particulares e públicas de esportes coletivos amadores, que aos finais de semana (sábados e domingos), fica vedado.

O horário de funcionamento de estabelecimentos não essenciais permanece entre 6h e 22h, ficando permitida a retirada de produtos em balcão e delivery até às 24h, com a recomendação aos estabelecimentos da realização de medição de temperatura, uso de métodos assépticos no ingresso às suas dependências e a manutenção dos locais arejados e com ventilação natural. Os estabelecimentos devem, ainda, observar o distanciamento mínimo de dois metros entre mesas, banquetas e cadeiras entre não conviventes e disponibilizar álcool gel 70% em cada uma das mesas e nos balcões a cada dois metros.

Pelo Decreto, ficam vedadas as apresentações de música ao vivo e apresentações artísticas e vedado, ainda, qualquer meio eletrônico sonoro que dificulte a conversação.