Geral

Weg vai ajudar a recuperar a mata ciliar do Rio Itapocu, em Jaraguá

A ação iniciará no próximo sábado (6), com a supressão dos eucaliptos localizados nos fundos do Parque Fabril II

1 MAR 2021 • POR Janici Demetrio • 09h50

A Weg vai ajudar a recuperar a mata ciliar do Rio Itapocu, em Jaraguá do Sul, retirando algumas espécies exóticas, como eucaliptos, para plantar mais de 900 mudas nativas, atendendo uma determinação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, o IMA. 

Segundo Hilton José da Veiga Faria, Diretor de RH e Sustentabilidade da Weg, a ação iniciará no próximo sábado (6), com a supressão dos eucaliptos localizados nos fundos do Parque Fabril II, em Jaraguá do Sul, e deve ser concluída até o fim do mês de março, com o plantio das novas árvores pelo grupo de voluntários da empresa. 

“Nas margens dos rios a mata ciliar tem um papel fundamental de proteção. Ela impede que objetos sólidos cheguem na água e reduzem a possibilidade de erosão das margens. Precisamos retirar as árvores de eucaliptos (considerada espécie exótica) para permitir que a natureza recupere seu curso e novas espécies nativas possam ser cultivadas”, explica o executivo.

A empresa vai doar toda a madeira retirada do local, já beneficiada e pronta para uso, para o Programa “Minha Casa Melhor”, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul, que ajuda famílias de baixa renda na realização de reformas, ampliação ou obras de cunho preventivo nos imóveis.

Lucro da Weg cresce 48,5% no 4º trimestre, para R$ 742,2 milhões

As folhas dos eucaliptos também terão um papel importante. Uma equipe de engenheiros químicos da WEG Tintas vai ajudar na produção de essência destas folhas, que será base para produzir 400 litros de desinfetante para doação. 

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

O Museu Weg de Ciência e Tecnologia, que já trabalha temas voltados à sustentabilidade, está preparando uma ação educativa para despertar o interesse dos participantes na preservação do meio ambiente, levando-os a uma reflexão sobre a importância de manter e reconstituir a mata ciliar. A doação do desinfetante estará vinculada a participação da instituição nesta atividade.

“Estamos envolvendo várias áreas da empresa nessa ação e o nosso principal objetivo, além de tornar o nosso mundo cada dia mais limpo e sustentável, é fomentar a participação de todos em ações de sustentabilidade”, garante Hilton.