Saúde

Pacientes de Manaus, internados em SC, são diagnosticados com variante brasileira da Covid-19

São duas mulheres, de 42 e 40 anos e um homem, de 48 anos, todos residentes em Manaus (AM)

27 FEV 2021 • POR Janici Demetrio • 16h35

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste sábado (27) três novos casos de COVID-19 pela variante brasileira P.1, circulante no estado do Amazonas. Tratam-se de duas mulheres, de 42 e 40 anos e um homem, de 48 anos, todos residentes em Manaus (AM), que haviam sido transferidos para Santa Catarina na madrugada de 31 de janeiro.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), os pacientes foram internados no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. As duas mulheres já tiveram alta hospitalar e retornaram para Manaus. O homem continua internado no Hospital Nereu Ramos, sem previsão de alta. A direção do Hospital ressalta que todas as medidas de biossegurança foram tomadas desde o momento em que os pacientes chegaram a Santa Catarina. O grupo permaneceu em isolamento no hospital e não há risco de transmissão.

Central do Coronavírus de Jaraguá também já atende pelo whatsapp Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março Com mais um registro, chega a 127 o número de mortes por covid-19 em Jaraguá

Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), no dia 31 de janeiro, que encaminhou a amostra para o laboratório de referência nacional para Santa Catarina, Fiocruz/RJ, realizar o sequenciamento genético que identificou a variante P.1. Esse procedimento segue a rotina estabelecido pelo Ministério da Saúde que implementou a Rede Nacional de Sequenciamento Genético, para investigar mutações e diferentes linhagens do vírus SARS-CoV-2 em circulação no Brasil.

Com mais esses três casos, Santa Catarina tem confirmado oito casos importados de Coronavírus pela variante P.1 circulante nos estados da região norte do Brasil identificado em Santa Catarina. Os outros cinco já tiveram alta hospitalar.

Participe dos Grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá