Unimed
Saúde

Central do Coronavírus de Jaraguá também já atende pelo whatsapp

A plataforma entra em atividade num momento em que o serviço 0800 da Central de Orientação sobre o Coronavírus mostra sinais de sobrecarga

26 Fev 2021 - 19h04Por Janici Demetrio
Central do Coronavírus de Jaraguá também já atende pelo whatsapp  - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Devido ao aumento significativo de ligação ao para o serviço 0800-643-8089, a coordenação da Central de Orientação sobre o Coronavírus da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul já colocou à disposição da comunidade o atendimento via whatsapp pelo número 47-2106-8448.

“Através deste canal, a população vai poder mandar uma mensagem como faz com outros contatos seus. A partir daí, o munícipe passa receber mensagens automáticas até um determinado ponto quando ela passará a ser atendida por um dos nossos atendentes”, explicou a coordenadora de Central, a enfermeira Denise Thum.

Ela acrescenta que neste menu inicial das mensagens automáticas do whatsapp vai ser possível fazer um filtro e direcionar o atendimento solicitado pelo cidadão ou cidadã.

“Por exemplo: se esta pessoa entrou em contato conosco porque está com sintoma, se teve contato com outra pessoa positiva para a covid-19, porque está aguardando resultado do exame, ou simplesmente se está em monitoramento e gostaria de passar informações sobre mudança do quadro dela. Enfim, situações que a gente pode automatizar até o momento em que precisar falar com um dos nossos atendentes”

É importante frisar que mesmo com adoção da plataforma virtual o serviço 0800 será mantido.

“Até porque algumas pessoas não vão de adaptar com a tecnologia do whatsapp e querem conversar mesmo pelo telefone. O canal no whatsapp seria mais uma opção que pretende agilizar porque por ali a gente pode fazer todo o atendimento, inclusive envio de documentos nesta mesma plataforma e isso vai nos ajudar muito internamente até com o resguardo das informações transmitidas” argumentou a coordenadora.

Já o secretário municipal de Saúde, Alceu Moretti, acredita que neste momento de agravamento da pandemia, a adoção da plataforma digital será fundamental importância na assistência da comunidade.

“Já havíamos cogitado a adoção deste sistema e após uma fase de testes e estudos resolvemos colocá-lo no ar. É mais uma forma do munícipe buscar atendimento precoce o que não deixa de ser de suma importância nesta atual fase da crise”, ponderou.

A plataforma entra em atividade num momento em que o serviço 0800 da Central de Orientação sobre o Coronavírus mostra sinais de sobrecarga. A média diária saltou de 80 chamadas em setembro de 2020 para atuais 150 telefonemas, mas na última segunda-feira (22) o pico chegou 274 atendimentos somente de pessoas sintomáticas.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Vítima não tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde
Mulher de 31 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Saúde

Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)

Será preciso apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para que a imunização seja devidamente registrada
Guaramirim terá aplicação da segunda dose contra a covid-19 no sábado (24)
Saúde

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias

Hospital Santo Antônio passa por obras de melhorias
Geral

Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

O teste em parentes consanguíneos poderá ser autorizado por um juiz
Ver mais de Saúde