Geral

Jaraguá acumula 207 mm de chuva em 96 horas

Nesta quinta-feira (21), as estações meteorológicas registraram uma precipitação de 41.8 milímetros até as 16h.

21 JAN 2021 • POR Janici Demetrio • 16h55
Rio Itapocu em Jaraguá do Sul - Divulgação

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul, permanece monitorando os níveis dos rios que cortam o município e a quantidade de chuva já registrada, além de observar a previsão para as próximas horas. 

De acordo com o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, o solo está muito encharcado devido aos 207 milímetros de água que caíram nas últimas 96 horas, registrados na região central da cidade, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

“O solo já estava saturado e, especialmente nesta quarta-feira (20) e quinta-feira, o volume de chuva foi muito grande, deixando a situação ainda mais perigosa”, comenta. 

Conforme os técnicos da Defesa Civil, nesta quinta-feira (21), as estações meteorológicas registraram uma precipitação de 41.8 milímetros até as 16h.

Sobre os níveis dos rios, Hideraldo Colle destaca que, apesar da quantidade de chuva, não houve ainda registros de alagamentos, isso porque, a água flui rapidamente em direção à foz do Rio Itapocu. 

Chuva não dá trégua e deixa Santa Catarina em estado de atenção

Às 16h30 desta quinta-feira (21), o nível do Rio Itapocu estava 1,80m acima do normal, sendo que a situação começa a ficar mais crítica a partir dos 2,40m acima do nível.

“Observamos que nos locais onde foram feitas obras de prevenção, diminui-se muito os riscos de alagamentos”, ressalta o diretor, acrescentando que a chuva deve persistir, com previsão de mais 25 milímetros nesta sexta-feira (22), conforme a Epagri/Ciram.

A Defesa Civil mantém o alerta aos riscos de deslizamentos. 

“Tivemos algumas pequenas ocorrências registradas nas últimas horas, mas estamos em alerta e solicitamos aos moradores das encostas que mantenham-se atentos aos eventuais deslocamentos ou inclinações de postes, árvores, rachaduras em muros e paredes das casas e, em caso de risco, deixem o imóvel e informem a Defesa Civil, pelo telefone 199”, destaca o diretor.

Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias.