dengue 2
Geral

Chuva não dá trégua e deixa Santa Catarina em estado de atenção

Na região, Defesas Civis Municipais seguem em alerta

21 Jan 2021 - 16h40Por Janici Demetrio
Rio Itapocu, na Via Verde, em Jaraguá do Sul  - Crédito: DivulgaçãoRio Itapocu, na Via Verde, em Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação

Desde a manhã da última segunda-feira (18), a chuva não dá trégua em Santa Catarina. Nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva foi mais persistente, com totais elevados de 100mm a 170mm, quase o esperado para todo o mês de janeiro no Planalto Norte e praticamente a metade da chuva esperada nas demais regiões. Houve registro de alagamentos e deslizamentos devido ao solo encharcado.

Nas demais regiões, os valores de chuva foram menos significativos. A chuva está sendo causada por forte convergência de umidade no estado, associada a um cavado (área de baixa pressão) e à circulação marítima (transporte de umidade do mar para o continente).

Defesa Civil mantém alerta para deslizamentos de terra em Jaraguá

A situação ainda é de atenção até sexta-feira (22), devido à persistência da chuva em Santa Catarina, com totais mais elevados, especialmente na Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Na região, o estado é de alerta. Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil permanece monitorando os níveis dos rios que cortam o município e a quantidade de chuva já registrada, além de observar a previsão para as próximas horas.

De acordo com o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, o solo está muito encharcado devido aos 207 milímetros de água que caíram nas últimas 96 horas, registrados na região central da cidade, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

“O solo já estava saturado e, especialmente nesta quarta-feira (20) e quinta-feira, o volume de chuva foi muito grande, deixando a situação ainda mais perigosa”, comenta.

Conforme os técnicos da Defesa Civil, no dia de hoje, as estações meteorológicas registraram uma precipitação de 41.8 milímetros até as 16h.

Sobre os níveis dos rios, Hideraldo Colle destaca que, apesar da quantidade de chuva, não houve ainda registros de alagamentos, isso porque, a água flui rapidamente em direção à foz do Rio Itapocu. Às 16h30, o nível do Rio Itapocu estava 1,80m acima do normal, sendo que a situação começa a ficar mais crítica a partir dos 2,40m acima do nível.

“Observamos que nos locais onde foram feitas obras de prevenção, diminui-se muito os riscos de alagamentos”, ressalta o diretor, acrescentando que a chuva deve persistir, com previsão de mais 25 milímetros nesta sexta-feira (22), conforme a Epagri/Ciram.

A Defesa Civil mantém o alerta aos riscos de deslizamentos.

“Tivemos algumas pequenas ocorrências registradas nas últimas horas, mas estamos em alerta e solicitamos aos moradores das encostas que mantenham-se atentos aos eventuais deslocamentos ou inclinações de postes, árvores, rachaduras em muros e paredes das casas e, em caso de risco, deixem o imóvel e informem a Defesa Civil, pelo telefone 199”, destaca o diretor.

Em Guaramirim a Defesa Civil registrou pontos de alagamento, como na rua Paulo Schmidt, no bairro Vila Amizade. 

Em Corupá pequenas quedas de barreira foram registradas no interior do município, mas a situação ainda é tranquila. Defesa Civil segue monitorando a situação. 

Em Schroeder, ocorrências pontuais foram registradas, mas sem gravidade. 

Confira a previsão do tempo com o meteorologista Leandro Puchalski

No fim de semana, o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões, e a chuva ocorre mais em forma de pancadas na tarde e noite (típicas de verão). No entanto, não se descarta a possibilidade de temporais localizados.

Para ficar bem informado, entre no grupo do WhatsApp da Rádio Jaraguá e receba as notícias.


 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral