Saúde

Cinetose pode ser a causa de enjoos durante viagens longas

Conforme o especialista, o primeiro sinal dessa síndrome costuma ser a palidez, geralmente, seguida de bocejos, inquietação e suor frio em todo o rosto

18 JUL 2019 • POR Janici Demetrio • 06h00

Nesta semana, na coluna Saúde em Pauta do Diário da Jaraguá, o otorrinolaringologista Márcio Freitas fala sobre a Cinetose, distúrbio causado por um movimento não habitual do corpo.

Sentir desconforto em viagens e até ao assistir filmes, pode ser sinal de cinetose, a doença do movimento. O percurso de carro, ônibus, barco ou avião se transforma em um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas, com alguns sintomas desconfortáveis.

Conforme o especialista, o primeiro sinal dessa síndrome costuma ser a palidez, geralmente, seguida de bocejos, inquietação e suor frio em todo o rosto. Depois disso, pode ocorrer náusea, salivação em excesso, fadiga, dor de cabeça ou tontura terminando em vômitos. Nos casos mais intensos, ocorre o desequilíbrio corporal, queda da pressão arterial e desidratação.

Isso ocorre porque quando a pessoa está parada, sentada no banco do carro, por exemplo, ao mesmo tempo em que o veículo está se locomovendo, cria-se uma espécie de confusão entre as informações transmitidas ao cérebro pela visão, tato e orelha interna (labirinto), responsáveis pelo movimento do corpo. Algumas pessoas sentem os efeitos da cinetose com maior intensidade e apresentam os sintomas. Além disso, podem passar mal em brinquedos como roda-gigante, carrossel, montanha-russa, gira-gira, balanço e gangorra.

A doença afeta homens, mulheres e crianças, principalmente, entre dois e 12 anos. Pessoas que sofrem de enxaqueca são mais suscetíveis a desenvolver o problema.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!