Cinetose provoca desconforto em viagens

As férias estão próximas e nada melhor do que fazer uma viagem em família. Porém, o trajeto incomoda pessoas acometidas pelo “mal do movimento”

16 Jul 2019 - 07h00Por Marcio Freitas

Sentir desconforto em viagens e até ao assistir filmes, pode ser sinal de cinetose, a doença do movimento. O percurso de carro, ônibus, barco ou avião se transforma em um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas, com alguns sintomas desconfortáveis.  

O primeiro sinal dessa síndrome costuma ser a palidez, geralmente, seguida de bocejos, inquietação e suor frio em todo o rosto. Depois disso, pode ocorrer náusea, salivação em excesso, fadiga, dor de cabeça ou tontura terminando em vômitos. Nos casos mais intensos, ocorre o desequilíbrio corporal, queda da pressão arterial e desidratação. 

Isso ocorre porque quando a pessoa está parada, sentada no banco do carro, por exemplo, ao mesmo tempo em que o veículo está se locomovendo, cria-se uma espécie de confusão entre as informações transmitidas ao cérebro pela visão, tato e orelha interna (labirinto), responsáveis pelo movimento do corpo. Algumas pessoas sentem os efeitos da cinetose com maior intensidade e apresentam os sintomas. Além disso, podem passar mal em brinquedos como roda-gigante, carrossel, montanha-russa, gira-gira, balanço e gangorra. 

A doença afeta homens, mulheres e crianças, principalmente, entre dois e 12 anos. Pessoas que sofrem de enxaqueca são mais suscetíveis a desenvolver o problema.

Algumas dicas podem trazer mais conforto na hora de pegar a estrada, embarcar em um barco ou durante o voo:

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de