Dia do Trabalhador

Você sabe como surgiu o 1º de maio e qual a importância dele?

O Dia do Trabalhador é um dia para olharmos e nos orgulharmos, pois ele gera renda que gera receita e faz o país crescer e se desenvolver

1 MAI 2019 • POR Camila Silveira Rosa • 11h00

O tempo hoje colaborou para dormir até mais tarde, para confundir o café da manhã com o almoço e para não fazer nada além de ficar de preguiça. Mas pera aí: hoje é sábado? Nada disso. Hoje é quarta-feira, mas tem feriado!

Hoje é um daqueles dias para refletirmos e admirarmos as profissões, pois todas elas são importantes. O professor que ensina, o pedreiro que constrói a casa que foi projetada pelo engenheiro e o arquiteto que faz a decoração. O enfermeiro e o médico que não descansam – mesmo hoje que é feriado, eles não param – e os jornalistas que sempre te mantém atualizados. Os padeiros e cozinheiros que fazem aquelas comidas deliciosas. Enfim, hoje é dia de todo mundo que de alguma maneira contribuiu para um país melhor.

O Dia do Trabalhador é um dia para olharmos e nos orgulharmos, pois ele gera renda que gera receita e faz o país crescer e se desenvolver.

Como surgiu o 1º de maio?

O Dia do Trabalho ou do Trabalhador, comemorado hoje no Brasil e em várias partes do mundo, foi instituído em homenagem a uma greve que reuniu cerca de 500 mil trabalhadores de uma empresa de Chicago, nos Estados Unidos, onde funcionários buscavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

No dia 4 de maio de 1886, ou seja, dois dias depois da primeira greve, ocorreu outra manifestação na mesma cidade que acabou com a morte de policiais e protestantes. O evento ficou conhecido como Revolta de Haymarket.

Revolta de Haymarket - Foto: Divulgação

Após três anos, em 1889, mesmo ano que aconteceria a Proclamação da República Federativa do Brasil, o Congresso Operário Internacional Socialista realizado em Paris, na França, adotou a organização anual de manifestações operárias por todo o mundo, em homenagem às lutas sindicais de Chicago, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.  

Um ano depois, trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália, Suíça, Estados Unidos e Grã-Bretanha, fizeram greve geral nas ruas para mostrar o apoio à causa trabalhista. O dia passou a se chamar de “Dia do Trabalhador” e passou a mostrar a força e o poder de organização dos trabalhadores no âmbito internacional.

No Brasil

Quando os imigrantes desembarcaram no Brasil, as ideias revolucionárias, os princípios organizacionais e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917, aconteceu a Greve Geral que parou a indústria e o comércio brasileiro fortalecendo a classe trabalhadora.

No dia 26 de setembro de 1924, o dia 1º de maio foi considerado feriado nacional pelo presidente Arthur da Silva Bernardes, após decreto nº 4.859. Mesmo após ser decretado feriado, a data era considerada de protestos operários até o início da Era Vargas.

Getúlio Vargas em um de seus discursos - Foto: Divulgação / Arquivo Histórico Nacional

Entre as décadas de 1930 e 1940, Getúlio Vargas passou a usar a data para fazer propaganda trabalhista, habitualmente passou a escolher a data para anunciar benefícios aos trabalhadores, fazendo com que o dia não seja mais caracterizado como dia de protestos e sim comemorado com desfiles e festas. O salário mínimo foi instituído no dia 1º de maio de 1940.

Fatos importantes da história que aconteceram no dia 1º de maio

- Em 1500, Pedro Álvares Cabral tomou posse da Ilha de Vera Cruz, atual Brasil, em nome do Rei de Portugal;

- Em 1707, passou a vigorar o Tratado de União que transformou os reinos da Inglaterra e da Escócia em Reino Unido;

- Em 1786, a ópera “As Bodas de Fígaro” de Amadeus Mozart, estreou em Viena, na Áustria;

- A abolição da escravatura nas colônias inglesas, aconteceu em 1834

- Em 1994, morreu o piloto brasileiro Ayrton Senna, no Grande Prêmio de San Marino, no circuito de Ímola, na Itália;

- A União Europeia cresceu com a entrada de mais de dez países (República Checa, Hungria, Chipre, Eslováquia, Polônia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia e Malta), em 2004;

- Em 2011, aconteceu a beatificação do Papa João Paulo II. No mesmo dia, o ex-presidente americano Barack Obama disse “We got him”, referindo-se à captura e morte de Osama Bin Laden, em uma operação realizada no Paquistão.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!