dengue 2
Ponte

Moradores do bairro Imigrantes não querem ponte com passagem para carros

A proposta da Amvali para a antiga Ponte da Zanotti não foi bem recebida em audiência pública nesta segunda-feira (12). Os moradores defendem a construção de uma passarela apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

13 Nov 2018 - 12h29Por Sérgio Luiz

Uma audiência pública na noite desta segunda-feira (12), na escola Iaro Eugênio Hansch, no bairro Imigrantes em Guaramirim, convocada pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), discutiu sobre a solução mais adequada para o local onde hoje está instalada a chamada Ponte da Zanotti, ligando os bairros Centenário em Jaraguá e Imigrantes em Guaramirim. O encontro foi motivado após o promotor do meio ambiente da comarca de Jaraguá, Alexandre Schmith dos Santos, receber demanda dos moradores do bairro Centenário, que alegam prejuízos a cada chuva mais forte com o represamento da água do Rio Itapocuzinho, que resulta em inundações. Já os moradores do bairro Imigrantes, apresentaram um abaixo assinado com 190 assinaturas, onde afirmam que não querem a construção de uma nova ponte, enquanto não houver estudo de impacto do aumento do trânsito na comunidade. Eles cobram a instalação da segunda ponte do portal e a duplicação do trecho urbano da BR-280, como medidas para melhorar a fluides do trânsito na região. Vários moradores manifestaram preocupação com a atual situação da ponte da Zanotti. Desde as condições da estrutura que está comprometida, como também a presença constante de usuários de drogas. Chamou a atenção na audiência, a ausência de representantes da prefeitura de Guaramirim. Arnaldo Altini Junior falou em nome da Associação de Moradores do Imigrantes, e explicou ao ler o abaixo assinado, os motivos para aquela comunidade não querer a construção de uma nova ponte, como propõe a AMVALI.

 

O dono de um supermercado no bairro Imigrantes disse que a construção de uma nova ponte seria viável para os seus negócios, porém, a atual situação está insuportável.

 

Outro morador falou que está pensando até em se mudar para outro bairro por causa dos problemas que se criou naquele local.

 

Uma moradora chegou a sugerir a construção de um túnel para cruzar a BR-280.

 

O engenheiro Luís Fernando Marcolla, que representou a prefeitura de Jaraguá na audiência, destacou que já houve uma discussão com Guaramirim sobre as alternativas para a ponte da Zanotti.

 

Em entrevista, ele ressaltou que são vários problemas envolvidos e que tudo deve ser levado em consideração.

 

O promotor Alexandre ficou surpreso com a decisão da maioria, que não querem uma nova ponte, porém, alega que a sua preocupação é com o represamento da água e as enchentes no bairro centenário.

 

Na ocasião, foi apresentado pela diretora executiva da Amvali, Juliana Demarchi, o projeto de uma nova ponte - com estrutura metálica e utilizando os pilares da ponte antiga. Obras de enroncamento para melhorar a vazão de água e conter erosões das margens também estão previstas. O custo atualizado dessa obra é de R$ 2 milhões. Ela comenta que o resultado da audiência será levado aos prefeitos de Jaraguá e Guaramirim.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados

Bombas da prefeitura foram desligadas por causa de inundação
Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados
Geral

Professor Paulo Moretti fala sobre a carreira de educador em Jaraguá do Sul 

Em entrevista à Rádio Jaraguá, ele também comentou as transformações na cidade ao longo das décadas e a importância da emissora para o Município
Professor Paulo Moretti fala sobre a carreira de educador em Jaraguá do Sul 
Geral

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Meta é ampliar em 5% a oferta desse leite a bebês internados
Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos
Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Ver mais de Geral