COMBATE A VIOLÊNCIA INFANTIL
Ponte

Moradores do bairro Imigrantes não querem ponte com passagem para carros

A proposta da Amvali para a antiga Ponte da Zanotti não foi bem recebida em audiência pública nesta segunda-feira (12). Os moradores defendem a construção de uma passarela apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

13 Nov 2018 - 12h29Por Sérgio Luiz

Uma audiência pública na noite desta segunda-feira (12), na escola Iaro Eugênio Hansch, no bairro Imigrantes em Guaramirim, convocada pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), discutiu sobre a solução mais adequada para o local onde hoje está instalada a chamada Ponte da Zanotti, ligando os bairros Centenário em Jaraguá e Imigrantes em Guaramirim. O encontro foi motivado após o promotor do meio ambiente da comarca de Jaraguá, Alexandre Schmith dos Santos, receber demanda dos moradores do bairro Centenário, que alegam prejuízos a cada chuva mais forte com o represamento da água do Rio Itapocuzinho, que resulta em inundações. Já os moradores do bairro Imigrantes, apresentaram um abaixo assinado com 190 assinaturas, onde afirmam que não querem a construção de uma nova ponte, enquanto não houver estudo de impacto do aumento do trânsito na comunidade. Eles cobram a instalação da segunda ponte do portal e a duplicação do trecho urbano da BR-280, como medidas para melhorar a fluides do trânsito na região. Vários moradores manifestaram preocupação com a atual situação da ponte da Zanotti. Desde as condições da estrutura que está comprometida, como também a presença constante de usuários de drogas. Chamou a atenção na audiência, a ausência de representantes da prefeitura de Guaramirim. Arnaldo Altini Junior falou em nome da Associação de Moradores do Imigrantes, e explicou ao ler o abaixo assinado, os motivos para aquela comunidade não querer a construção de uma nova ponte, como propõe a AMVALI.

 

O dono de um supermercado no bairro Imigrantes disse que a construção de uma nova ponte seria viável para os seus negócios, porém, a atual situação está insuportável.

 

Outro morador falou que está pensando até em se mudar para outro bairro por causa dos problemas que se criou naquele local.

 

Uma moradora chegou a sugerir a construção de um túnel para cruzar a BR-280.

 

O engenheiro Luís Fernando Marcolla, que representou a prefeitura de Jaraguá na audiência, destacou que já houve uma discussão com Guaramirim sobre as alternativas para a ponte da Zanotti.

 

Em entrevista, ele ressaltou que são vários problemas envolvidos e que tudo deve ser levado em consideração.

 

O promotor Alexandre ficou surpreso com a decisão da maioria, que não querem uma nova ponte, porém, alega que a sua preocupação é com o represamento da água e as enchentes no bairro centenário.

 

Na ocasião, foi apresentado pela diretora executiva da Amvali, Juliana Demarchi, o projeto de uma nova ponte - com estrutura metálica e utilizando os pilares da ponte antiga. Obras de enroncamento para melhorar a vazão de água e conter erosões das margens também estão previstas. O custo atualizado dessa obra é de R$ 2 milhões. Ela comenta que o resultado da audiência será levado aos prefeitos de Jaraguá e Guaramirim.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

Foco de gripe aviária foi detectado no Rio Grande do Sul
China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil
Geral

Startup catarinense GovDigital lidera o desenvolvimento de aplicativos para prefeituras

Com o slogan forte e direto "O governo todo em um único aplicativo", a GovDigital firma sua posição como a empresa líder em desenvolvimento de aplicativos para o setor público
Startup catarinense GovDigital lidera o desenvolvimento de aplicativos para prefeituras
Geral

China suspende compra de carne de frango do Brasil após identificar caso de gripe aviária no RS

Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul vai investigar se há outros casos na região onde o foco foi identificado
China suspende compra de carne de frango do Brasil após identificar caso de gripe aviária no RS
Ver mais de Geral