Chegada dos dias de calor exige hidratação redobrada contra cálculos renais

08 Nov 2018 - 10h07Por Lucas Galdino

O verão está chegando e, conforme as temperaturas vão subindo, o número de pessoas com pedra nos rins também aumenta. Você sabia que, durante a estação mais quente do ano, há um acréscimo de 30% nesses casos?

Por isso, os cuidados com a sua hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como a temida e muito dolorida cólica renal e as incômodas pedras nos rins.

A elevação da temperatura, principalmente, em locais com mais umidade, como a região de Jaraguá do Sul, gera maior perda de líquidos pelo suor. Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada. Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros.

Além da água, outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins são os sucos naturais e os chás de coloração clara. Sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Esses cuidados devem ser tomados por homens e mulheres em qualquer época da vida. Porém, as crises de cálculos renais são mais frequentes no público masculino. Isso ocorre porque eles apresentam uma maior resistência à ingestão de líquidos e, em geral, mantêm hábitos nocivos ao sistema urinário, como a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos sem a hidratação adequada.

 

Oral Sin

Matérias Relacionadas

Campanha de Natal

CDL Jaraguá faz primeiro sorteio da campanha de natal

Para participar, é preciso comprar, no mínimo, R$ 50 nos estabelecimentos que aderiram à campanha. Eles estão devidamente identificadas. A campanha tem patrocínio do Sicredi e da Ford Auto Elite.
Cultura

Websérie mostra os desafios de dentro e de fora das salas de aula

Websérie mostra os desafios de dentro e de fora das salas de aula
Websérie mostra os desafios de dentro e de fora das salas de aula
Promoções

Shopping tem ação especial de Black Friday

Além das remarcações de preços, os estabelecimentos também oferecem ações exclusivas
Ver mais de