secel

Chegada dos dias de calor exige hidratação redobrada contra cálculos renais

08 Nov 2018 - 09h07Por Lucas Galdino

O verão está chegando e, conforme as temperaturas vão subindo, o número de pessoas com pedra nos rins também aumenta. Você sabia que, durante a estação mais quente do ano, há um acréscimo de 30% nesses casos?

Por isso, os cuidados com a sua hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como a temida e muito dolorida cólica renal e as incômodas pedras nos rins.

A elevação da temperatura, principalmente, em locais com mais umidade, como a região de Jaraguá do Sul, gera maior perda de líquidos pelo suor. Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada. Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros.

Além da água, outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins são os sucos naturais e os chás de coloração clara. Sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Esses cuidados devem ser tomados por homens e mulheres em qualquer época da vida. Porém, as crises de cálculos renais são mais frequentes no público masculino. Isso ocorre porque eles apresentam uma maior resistência à ingestão de líquidos e, em geral, mantêm hábitos nocivos ao sistema urinário, como a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos sem a hidratação adequada.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de