Chegada dos dias de calor exige hidratação redobrada contra cálculos renais

08 Nov 2018 - 09h07Por Lucas Galdino

O verão está chegando e, conforme as temperaturas vão subindo, o número de pessoas com pedra nos rins também aumenta. Você sabia que, durante a estação mais quente do ano, há um acréscimo de 30% nesses casos?

Por isso, os cuidados com a sua hidratação devem ser redobrados. A ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir doenças do sistema urinário, como a temida e muito dolorida cólica renal e as incômodas pedras nos rins.

A elevação da temperatura, principalmente, em locais com mais umidade, como a região de Jaraguá do Sul, gera maior perda de líquidos pelo suor. Caso não haja reposição desses líquidos, a urina se torna muito concentrada em minerais, o que forma os cálculos.

Uma dica simples e que auxilia o diagnóstico é prestar atenção à coloração da urina. Quando ela se mantém bem clara, a hidratação está adequada. Outra orientação é procurar ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Essa é uma recomendação geral, porém, a quantidade depende muito do peso da pessoa. Se for mais pesada ou mais alta, sugiro de dois litros e meio a três litros.

Além da água, outros líquidos que ajudam a manter a hidratação e a saúde dos rins são os sucos naturais e os chás de coloração clara. Sucos de caixinha, algumas águas minerais com gás, refrigerantes e chás escuros podem apresentar uma alta concentração de sódio e, por isso, não são recomendados. Quanto à alimentação, além de evitar o excesso de sal, é importante passar longe de enlatados e embutidos.

Esses cuidados devem ser tomados por homens e mulheres em qualquer época da vida. Porém, as crises de cálculos renais são mais frequentes no público masculino. Isso ocorre porque eles apresentam uma maior resistência à ingestão de líquidos e, em geral, mantêm hábitos nocivos ao sistema urinário, como a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos sem a hidratação adequada.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de