dengue
Pericó

Pericó apoia velejadores catarinenses em competição mundial na Alemanha

13 Mai 2013 - 20h06Por Jaraguá AM - Admin
Os velejadores catarinenses Mário Roberto Gern (Balneário Camboriú) e Adam Max Mayerle (Joinville) se preparam para participar do Campeonato Mundial de Vela da Classe Hobie Cat 14, que acontece em Travemünde, no Norte da Alemanha, entre os dias 19 e 27 de julho de 2013. Os dois intensificam os treinos a partir de agora no Joinville Iate Clube, Baía da Babitonga, em Joinville, e estão sendo patrocinados pela Vinícola Pericó. De acordo com os velejadores, as condições da raia da Baía da Babitonga são semelhantes às que vão encontrar em Travemünde e destacam a importância do apoio do Joinville Iate Clube em ceder a estrutura para o treinamento.

A Semana de Vela de Travemünde é considerada o segundo maior encontro mundial de iatismo, concentrando várias Classes de embarcações monotipos, que estarão disputando seus Campeonatos Mundiais de Classe e o Campeonato Aberto da Alemanha de Oceano, sendo organizada pelo Lübecker Yacht-Club, Regata Norddeutscger Verein e Hamburger Segel-Club.

Mário Roberto Gern é filho do precursor da Classe Hobie Cat 14 em Santa Catarina. Ele começou a velejar em 1972, quando a classe foi introduzida nas modalidades de iatismo no Estado, e acumula vários títulos ao longo de mais de 40 anos de participação em competições regionais e nacionais. Dentre os títulos estão o de campeão estadual de Hobie Cat 14, em 1981, e primeiro lugar geral no Ranking Veleiros Monotipos – Classe Multicascos, de 2009 a 2012.

Adam começou a velejar com um barco emprestado por um tio e não demorou muito para pegar gosto pela vela. Em 2006, em seu primeiro campeonato, foi o  terceiro colocado no Sul-brasileiro de Hobie Cat 14 em Florianópolis e ao longo de sua carreira já soma dois títulos de campeão sul-brasileiro e um segundo lugar no Brasileiro de 2011 em Buzios/RJ. Na região, manteve o primeiro lugar no Ranking Norte Catarinense de Monotipos entre os anos de 2007 a 2012 na classe Hobie Cat 14.

Os dois estão desenvolvendo um papel importante no resgate da competição em Santa Catarina, incentivando os velejadores veteranos a voltarem ao mar e buscando novos participantes. “A Classe Hobie Cat 14 teve seu auge entre os anos de 1972 a 1986, em Santa Catarina, quando chegou a reunir 105 barcos participantes do Campeonato Sul-brasileiro, na cidade de Piçarras. No ano seguinte, em Ponta das Canas, Florianópolis, chegamos  a ter 115 barcos participando do Campeonato Sul-brasileiro”, lembra Gern. Atualmente, existem 90 velejadores inscritos nas classes Hobie Cat 14 e 16 na Associação Brasileira da Classe Hobie Cat.

O Sul-brasileiro deste ano, em sua 39ª edição, aconteceu em Porto Belo, no litoral catarinense. Adam ficou com o 2º lugar geral na Classe Hobie Cat 14, e Mário levou o 1º lugar Máster e ficou em 5º  lugar na classificação geral. O Brasileiro de 2013 acontecerá em Ilhabela/SP no mês de novembro.

Em entrevista ao repórter Rogério Tallini, os velejadores falaram um pouco mais sobre o assunto.  [jwplayer mediaid="123322"]

Veja no vídeo Mário Roberto e Adam Max içando a vela.

http://www.youtube.com/watch?v=o8LJaeQuhVg&feature=youtu.be