Cultura

Museu WEG reabre no dia 16

15 Set 2014 - 19h45Por Rogério Tallini
Agora “Museu WEG de Ciência e Tecnologia”, o espaço traz uma nova perspectiva, onde a ciência e a história são apresentadas de forma interativa e surpreendente.

O novo interage: totalmente interativo, o novo Museu conta com equipamentos virtuais e muitas instalações que estimulam a participar ativamente da exposição.

O novo educa: além de conceitos básicos de física, o visitante tem a oportunidade de conhecer um processo de fabricação e aplicação de energia nas cidades, casas e indústrias.

O novo inspira: centro de descoberta da ciência e tecnologia, o Museu estimula a curiosidade e a criatividade, proporcionando conhecimento de forma interessante e lúdica.

Outro destaque do Museu WEG de Ciência e Tecnologia é a acessibilidade. Além de elevador, piso tátil, maquete tátil, motor em resina para montar e desmontar, acesso para cadeirantes, o Museu conta com uma equipe totalmente preparada e treinada para receber visitantes com necessidades especiais.




Sobre o projeto

 

A reforma geral do Museu, que contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, teve início em setembro de 2013 e passou por quatro grandes etapas: catalogação de todo o acervo e reserva técnica de peças antigas; retirada e acondicionamento do acervo que estava em exposição ao público; obras civis e montagem da nova exposição.

 

O projeto aproveita a crescente importância dos museus como espaços privilegiados na educação científica para criar novas atrações interativas mostrando o desenvolvimento científico e tecnológico por trás da concepção e fabricação dos principais produtos WEG. Além dos conceitos básicos de física essenciais à compreensão da elétrica e do magnetismo, o visitante terá a oportunidade de aprender e conhecer como funcionam alguns produtos e sua aplicação real no cotidiano das cidades, casas e indústrias, além da história de mais de 50 anos da WEG.

 

A proposta foi desenvolvida pela Base7, de São Paulo, uma das empresas especializadas em museus mais destacadas do Brasil. Entre os projetos mais conhecidos da Base7 estão o Museu TAM, Museu Perfume Arte + História (O Boticário), Museu do Futebol, Museu do Holocausto em Curitiba e exposições de artistas renomados, como Caravaggio, Chagall, Tarsila do Amaral e Mestres do Renascimento.

 

*Confira o vídeo/teaser do lançamento: