dengue 2
Jaraguá do Sul

Manifestantes protocolam pedidos na Câmara e assistem à sessão ordinária

27 Jun 2013 - 23h42Por Rogério Tallini
Um grupo de manifestantes do Movimento Jaraguá em Foco acompanhou a reunião, após ter protocolado um documento com quatro itens que considera essencial para o trabalho dos vereadores. A manutenção no número de vagas e a não construção de um novo prédio para o Legislativo - pelo menos neste momento -, foram as principais solicitações. O documento foi lido pelo secretário da Casa, vereador Arlindo Rincus, na abertura dos trabalhos.

Após o encerramento da sessão, o presidente da Câmara, José Ozorio de Ávila, explicou à Rádio Jaraguá, que o atual prédio não comporta mais a estrutura e que tem vergonha de receber alguém em seu gabinete.

Ouça a entrevista.

[jwplayer mediaid="127901"]

VEJA O VÍDEO -

http://www.youtube.com/watch?v=pJvMDaWAxbs


Galeria de fotos no fim desta matéria

Leia o documento entregue pelo Movimento Jaraguá em Foco:

 

Jaraguá do Sul, 27 de junho de 2013

À

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Exmos. Vereadores:

José Osório de Ávila – Presidente

Ademar Braz Winter, Amarildo Sarti, Arlindo Rincos, Eugênio José Juraszek,  Jeferson L. de Oliveira, João A. Fiamoncini, Jocimar dos Santos de Lima, Vilson Bruch e Vitório A. Lazaris.

Senhores Vereadores:

O MOVIMENTO JARAGUÁ EM FOCO – por seus integrantes abaixo assinados – vem mui respeitosamente à presença de V.Excias, expor e justificar os seguintes pontos:

1 – Postergar a construção da nova sede Legislativa.

Justificativa: Em que pese sabermos da situação inadequada das atuais instalações do atual espaço do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul, o MOMENTO É INOPORTUNO E DESCABIDO.

A pretensão não resiste à menor análise das demandas do município. Basta citarmos as urgências na Educação, Saúde, Habitação (com regularização fundiária), Obras e Serviços de grande importância para a população jaraguaense.  Os recursos financeiros necessários e que serão despendidos não encontram acolhida no seio da sociedade.

2 – Cumprimento da função precípua do Legislador.

Justificativa: A aplicação “ipsis literis” das funções Legislativas contidas na LOM – notadamente ao TÍTULO II -DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERESCAPÍTULO IDO PODER LEGISLATIVOSeção II – Da Competência da Câmara Municipal – art. 8º e que diz:

XVI – fiscalizar e controlar, diretamente, os atos do Poder Executivo, incluindo os da administração indireta e fundacional;

Há que se relatar ainda, o pouco ou quase inexistente debate de temas relevantes para a população, transformado o Legislativo em meros aprovadores de Leis sem que haja nenhuma discussão aprofundada de cada tema.

É mister que na condição de lídimos representantes políticos – das mais diferentes siglas – atuem de forma maciça e contínua na solução de problemas dos órgãos federais em nosso município: Ministério do Trabalho e Previdência Social. Ambos sofrem com falta de pessoal e o pagamento – mais uma vez – está sendo debitado à população.

3 – NÃO – ao aumento no número de cadeiras no Poder Legislativo.

Justificativa: O argumento simplório de que mais vereadores não aumentam as despesas, é de uma ingenuidade tacanha. O atual quadro de legisladores é mais do que suficiente para atender ao município de Jaraguá do Sul. Para tal verificação de suficiência, basta que o Executivo realize o que lhe compete. O que temos visto é uma inversão de atribuições: ao invés do vereador fiscalizar o Executivo, foi transformado num pesquisador e indicador de demandas. O povo aponta a demanda e o vereador fiscaliza sua execução. Basta.

4 – Criação de grupo suprapartidário sobre Transporte Coletivo

Justificativa: A presença de representantes do MOVIMENTO JARAGUÁ EM FOCO , vereadores, do Conselho Consultivo do Sistema de Transporte Coletivo (por seu presidente), empresa e segmentos representativos que queiram participar para debater o assunto desde o contrato de concessão assinado em 1996, aditivos e renovações posteriores.

Produzir pauta do encontro e convocar audiência pública – amplamente divulgada – para a tomada de decisões.

Esperando contar com a aquiescência de V.Excias.

Apresentamos protestos de elevada estima e consideração.