transito
VARIEDADES

Uso de manteiga de karité em cosméticos dá independência a mulheres de Gana

15 Abr 2019 - 11h38Por Gabriela Marçal

A marca inglesa The Body Shop está lançando no Brasil uma nova linha que tem como ingrediente principal a manteiga de karité. Além de trazer benefícios para cabelos, rosto e corpo, os produtos contribuem para mudar a realidade social e cultural de cidadãs de Gana.

A manteiga de karité ganha uma linha própria agora, mas há 25 anos diversos produtos da companhia contêm o ativo que provém do programa de comércio com comunidades da Associação das Mulheres de Tungteiya, no norte do país. E há séculos as mulheres das aldeias da região usam o elemento vegetal para nutrir e proteger rosto, corpo, cabelo e lábios dos ventos quentes e secos do Saara.

As mulheres têm o destino traçado em Gana: devem se casar jovens e se tornar donas de casa. Todas suas escolhas são submetidas à vontade do marido, que é reconhecido como o provedor do lar. Com a produção da manteiga de karité, 640 mulheres de 11 aldeias conseguem mudar um pouco essa rota.

"Abrimos uma conta para cada mulher. Ensinamos a sair da vila e ir buscar o dinheiro no banco, fazer transações bancárias, administrar o salário. Queremos que elas sejam independentes, então além da autonomia financeira oferecemos o entendimento para lidar com o dinheiro", expçoca Anna-Maria Fati Paul, presidente executiva da Associação das Mulheres de Tungteiya. "Agora elas podem comprar livros, uniformes. É possível ver a felicidade no sorriso delas. Estão todas felizes, bonitas e bem vestidas."

As mulheres responsáveis pela produção artesanal de manteiga de karité têm entre 25 e 55 anos. A técnica é passada pelas gerações, a partir dos 18 anos, elas podem fazer parte da cooperativa que produz 390 toneladas anualmente. Em 1994, quando Dame Anita Roddick, fundadora da The Body Shop, iniciou a parceria com o coletivo feminino eram extraídos cinco mil quilos por ano.

A The Body Shop não exige que a comunidade forneça o material com exclusividade. No entanto, Anna-Maria Fati conta que outras empresas já procuraram a comunidade, mas não ofereciam remuneração equivalente à paga pela indústria inglesa, que por isso, atualmente, é a única que compra dessa região em Gana.

Além da remuneração pelo extrato, a empresa de cosméticos paga um bônus que é destinado para projetos sociais. Já foram construídas sete escolas que atendem 1,2 mil alunos, também foram feitas melhorias no sistema de fornecimento de água e nos centros de saúde.

Produto natural

O extrato de Karité usado nessa nova linha da The Body Shop é totalmente natural e vegano, além disso a comunidade tem um programa para garantir que a extração seja sustentável.

O combustível usado no cozimento da manteiga provém da queima de madeira, porém são plantadas árvores específicas para esse destino e não ocorre o corte do karité, que nasce de maneira orgânica sem a intervenção humana. A associação também usa uma estufa especial que esquenta com três vezes menos combustível. A cooperativa também participa de comitês e promove fóruns para conscientizar sobre a preservação de árvores.

Matérias Relacionadas

Geral

Os consoles mais vendidos da história dos videogames

O ranking dos consoles mais vendidos da história é liderado pelo PlayStation 2
Os consoles mais vendidos da história dos videogames
Variedades

Seis percepções revolucionárias sobre jogos de azar que você não sabia

Seis percepções revolucionárias sobre jogos de azar que você não sabia
Esportes

Criciúma se despede da Copinha após ser eliminado pelo São Paulo

Com essa campanha, o Criciúma se tornou um dos quatro clubes de Santa Catarina a alcançar a semifinal da Copinha, juntando-se a Joinville (1988), Figueirense (2008) e Avaí (2009) nesse seleto grupo
Criciúma se despede da Copinha após ser eliminado pelo São Paulo
Geral

Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá

Bombeiros são acionados após morador fazer churrasco no terceiro andar
Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá
Ver mais de Variedades