Delivery Much
VARIEDADES

Ron Carter, 81 anos, toca no Bourbon Street

12 Mai 2019 - 08h18

Um dos músicos mais importantes do jazz, o contrabaixista Ron Carter faz duas sessões de apresentação neste domingo, 12, às 18h e às 21h, na casa de shows Bourbon Street, em Moema. Ao lado de Russell Malone, guitarrista, e do nicaraguense Donald Vega, pianista, Carter, 81 anos, vem mostrar como pensa um dos mais presentes baixistas em discos históricos do jazz.

Ele já foi premiado duas vezes com o Grammy e indicado outras quatro vezes. Seu guitarrista Russell Malone também tem histórias para contar, já que é autodidata e começou a trajetória ao lado do organista Jimmy Smith. Dentre os músicos que estiveram a seu lado em shows e estúdios aparecem Diana Krall, Harry Connick Jr., Hank Jones e Bobby Hutcherson.

Os números de Carter são impressionantes. Dentre seus trabalhos estão registros em mais de 2.200 discos e gravações com Thelonious Monk, Chet Baker, Herbie Hancock, Wes Montgomery, Cannonball Adderley, Tommy Flanagan, Gil Evans, Lena Horne, Bill Evans, Dexter Gordon, B.B. King e Jim Hall. Algo sempre lembrado em suas entrevistas é o período em que ele passou como integrante de um dos quintetos de Miles Davis, entre 1963 e 1968, quando prestou serviços para erguer discos como E. S. P. (1965), Miles Smiles (1967) e Nefertiti (1968).

Seus outros grupos de renome são New York Jazz Sextet, New York Jazz Quartet, V.S.O.P e Milestones Jazzstars. Fazer trilhas é outra de suas habilidades. Dentre elas, estão as de clássicos como Assassinato na Louisiana (A Gathering of Old Men, 1987), Beatrice (La Passion Béatrice, 1987) e Blind Faith (1998).

Carter teve um começo de carreira marcado pelo racismo. Antes do contrabaixo, ele começou a tocar violoncelo aos 10 anos de idade. Com a mudança da família para Detroit, viveu na pele os preconceitos raciais no meio erudito. Ainda assim, migrou para o baixo e passou a frequentar a Cass Technical High School. Ele se tornou integrante da Filarmônica da Eastman School of Music e acabou se graduando em 1959.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Corupá confirma sexta morte por Coronavírus

A prefeitura lembra que as medidas de prevenção ao Coronavírus devem ser reforçadas por todos os moradores.
Variedades

Prestação de contas amplia chances de captação de recursos para projetos sociais

Lives do Fundo Social podem ser conferidas no canal do SESI/SC no YouTube
Prestação de contas amplia chances de captação de recursos para projetos sociais
Variedades

Fundo Social aborda nesta terça (27) Lei de Incentivo ao Esporte

Mundo

Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição

Além de fazer imagens, a missão pretende coletar areia obtida em solo
Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição
Ver mais de Variedades