Variedades

Restaurado, Museu Emílio da Silva volta a ser aberto para comunidade

18 Dez 2019 - 16h00Por Da Redação

“Nossa, eu adorei. Tudo é muito lindo! É antigo né”. A fala é de Emilia da Rocha, de 8 anos, integrante do coral da Escola Julius Karsten. Emilia se referia ao Museu Histórico Emílio da Silva, reaberto ao público nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro.

A solenidade de reinauguração do chamado “guardião da nossa história” contou com a presença da comunidade, estudantes, autoridades e também com apresentações como a que Emilia fez ao lado de seus colegas cantando músicas de Natal e também do repertório pop nacional como a “Era uma Vez” - “O dia em que todo dia era bom.
Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens serem feitas de algodão.
Dava pra ser herói no mesmo dia em que escolhia ser vilão”.

Parte importante do desenvolvimento de Jaraguá do Sul, o Museu Histórico Emílio da Silva, que já abrigou o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, recebeu investimento de R$ 429.204,53. Entre as melhorias, pintura interna e externa, troca do forro e troca da parte elétrica, tudo respeitando as características originais do prédio, que começou a ser construído em 1939.

Para o prefeito Antídio Lunelli, a restauração do imóvel é respeito à história e à construção da cidade. Na mesma linha discursou o vice Udo Wagner e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Petry.

O museu reúne 3.415 peças catalogadas e outras cerca de 200 para serem catalogadas. Objetos que faziam parte do dia a dia no campo, como bicicletas antigas, artigos educacionais como as mesas duplas e réguas de madeira, lancheiras de lata e lousas de pedra fazem parte do acervo, que conta também com as primeiras garrafinhas de Chocoleite e Laranjinha. 

A chefe dos museus municipais, Ivana Cavalcanti, afirmou que a reabertura do local é um momento de contentamento. Desde a inauguração do espaço como museu, em 19 de novembro de 2001, até novembro de 2018, o museu recebeu 232.440 visitantes. Somente em 2018, foram 8.402.

O horário de funcionamento do museu é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 de segunda a sexta-feira. Já aos sábados a estrutura abre das 9h às 12h.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades