Receita

Pimentões Recheados

Tem pimentão, ovo e uma sobra de arroz na geladeira?

17 Jan 2019 - 11h05

Ingredientes

1 pimentão amarelo grande
1 pimentão verde grande
1 pimentão vermelho grande
6 ovos
1 xícara (chá) de arroz
1 cenoura
2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
½ cebola
1 louro
de sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). 

Descasque e pique fino a cebola. Lave, descasque e corte a cenoura em cubinhos. Leve 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo. 

Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos em fogo baixo, até murchar. Tempere com uma pitada de sal e junte a cenoura e o louro. Misture bem. 

Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite - isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Regue o arroz com 2 xícaras (chá) de água fervente, tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Enquanto isso, prepare o pimentão. 

Lave, seque e corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Com uma faquinha de legumes, retire as sementes e a película branca de cada metade, mas mantenha o cabinho - ele dá um charme à apresentação. Transfira para uma assadeira grande e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Leve ao forno preaquecido para pré-assar por 10 minutos, até amolecer. Retire do forno e reserve. 

Assim que a água do arroz atingir o mesmo nível que os grãos, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar, até que o arroz absorva toda a água - para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. 

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo. 

Recheie os pimentões com o arroz e, com as costas de uma colher, faça uma cavidade central. Quebre um ovo numa tigela e, delicadamente, coloque na cavidade de cada pimentão recheado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. 

Volte os pimentões ao forno para terminar de assar por cerca de 15 minutos, até o pimentão ficar macio e os ovos cozinharem - se desejar os ovos com gema mole deixe por apenas 10 minutos. Sirva a seguir.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Pierogui

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Pierogui
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Receitas