Variedades

Plantas no trabalho reduzem estresse e melhoram ambiente, diz pesquisa

Elas ajudam a recuperar rapidamente contratempos e desgostos, reduzem estresse e batimentos cardíacos

25 Jan 2020 - 06h00Por Da Redação
Plantas no trabalho reduzem estresse e melhoram ambiente, diz pesquisa - Crédito: Pixabay Crédito: Pixabay

Mais do que embelezar, as plantas também servem para melhorar o bem estar no ambiente de trabalho. Elas ajudam a recuperar rapidamente contratempos e desgostos, reduzem estresse e batimentos cardíacos.

É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Hyogo, Japão, coordenada pelo professor Masahiro Toyoda.

Esta é a primeira vez que se verifica cientificamente o grau de impacto psicológico e fisiológico induzido pelas plantas de interior, de acordo com os pesquisadores.

Ambiente real

Os pesquisadores calcularam a redução do estresse de funcionários reais em escritórios reais.

Os 63 participantes escolheram um tipo – de 6 diferentes – de planta pequena para manter em suas mesas, incluindo folhagens comuns, plantas de bonsai, cacto de São Pedro, kokedama, entre outros.

Cada participante deveria colocar o vaso em sua mesa, próximo ao monitor do computador, para que a plantinha ficasse sempre à vista.

Quando as coisas davam errado, os participantes tinham que parar de pensar no problema, voltar-se para a plantinha, cuidar dela, ou regá-la e dedicar pelo menos três minutos a essa tarefa.

Num outro período de controle, as plantas simplesmente ficavam lá, sem qualquer intervenção, estivesse o clima emocional bom ou ruim.

Resultado

A pequena interrupção para cuidar das plantas provocou melhores resultados, com uma queda significativa nas medições de estresse e batimentos cardíacos.

Tanto o envolvimento ativo quanto o passivo foram considerados benéficos pelos participantes.

Toyoda e sua equipe sugerem aos empresários que pequenas plantas de interior podem ser econômicas e úteis nos esforços para melhorar as condições de trabalho para os funcionários de escritório.

Além disso, para os cultivadores de plantas de interior e proprietários de empresas de varejo, o campo da saúde mental dos trabalhadores de escritório poderia abrir um novo mercado promissor.

Não houve diferenças nos resultados com os diferentes tipos de plantas. Assim, o conselho é que cada um escolha a planta que mais lhe agrada.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Variedades

Mais de 1,4 mil crianças podem participar de oficinas gratuitas de cultura

Aulas vão começar em março. Serão 11 profissionais responsáveis por aulas de teatro, violão, banda e musicalização, entre outras
Mais de 1,4 mil crianças podem participar de oficinas gratuitas de cultura
Jaraguá do Sul

Festival de Cerveja e de sustentabilidade

Copo será o passaporte para o visitante degustar as variedades de sabores que estarão presentes em três dias da mostra e propõe evitar o acumulo de lixo descartável
Festival de Cerveja e de sustentabilidade
Jaraguá do Sul

Fujama resgatou 34 animais silvestres em menos de um mês

O número é expressivo e coincide com o período de verão em que o metabolismo dos animais é acelerado e eles saem de seus habitats a procura de alimento
Fujama resgatou 34 animais silvestres em menos de um mês
Jaraguá do Sul

Quarta edição da Osterpark promete muitas novidades

Equipes de voluntários trabalham noite e dia para deixar tudo pronto para abertura da festa de Páscoa no Parque de Eventos
Quarta edição da Osterpark promete muitas novidades
Ver mais de Variedades