dengue
Variedades

Plantas no trabalho reduzem estresse e melhoram ambiente, diz pesquisa

Elas ajudam a recuperar rapidamente contratempos e desgostos, reduzem estresse e batimentos cardíacos

25 Jan 2020 - 06h00Por Da Redação

Mais do que embelezar, as plantas também servem para melhorar o bem estar no ambiente de trabalho. Elas ajudam a recuperar rapidamente contratempos e desgostos, reduzem estresse e batimentos cardíacos.

É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Hyogo, Japão, coordenada pelo professor Masahiro Toyoda.

Esta é a primeira vez que se verifica cientificamente o grau de impacto psicológico e fisiológico induzido pelas plantas de interior, de acordo com os pesquisadores.

Ambiente real

Os pesquisadores calcularam a redução do estresse de funcionários reais em escritórios reais.

Os 63 participantes escolheram um tipo – de 6 diferentes – de planta pequena para manter em suas mesas, incluindo folhagens comuns, plantas de bonsai, cacto de São Pedro, kokedama, entre outros.

Cada participante deveria colocar o vaso em sua mesa, próximo ao monitor do computador, para que a plantinha ficasse sempre à vista.

Quando as coisas davam errado, os participantes tinham que parar de pensar no problema, voltar-se para a plantinha, cuidar dela, ou regá-la e dedicar pelo menos três minutos a essa tarefa.

Num outro período de controle, as plantas simplesmente ficavam lá, sem qualquer intervenção, estivesse o clima emocional bom ou ruim.

Resultado

A pequena interrupção para cuidar das plantas provocou melhores resultados, com uma queda significativa nas medições de estresse e batimentos cardíacos.

Tanto o envolvimento ativo quanto o passivo foram considerados benéficos pelos participantes.

Toyoda e sua equipe sugerem aos empresários que pequenas plantas de interior podem ser econômicas e úteis nos esforços para melhorar as condições de trabalho para os funcionários de escritório.

Além disso, para os cultivadores de plantas de interior e proprietários de empresas de varejo, o campo da saúde mental dos trabalhadores de escritório poderia abrir um novo mercado promissor.

Não houve diferenças nos resultados com os diferentes tipos de plantas. Assim, o conselho é que cada um escolha a planta que mais lhe agrada.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades