Variedades

Pesquisadores encontram água em planeta habitável

Eles detectaram sinais de vapor dágua na atmosfera do planeta K2-18b

14 Set 2019 - 15h00Por Da Redação

Pesquisadores da University College London encontraram água num planeta localizado numa zona habitável do espaço, na busca de vida fora do Sistema Solar.

Eles detectaram sinais de vapor d’água na atmosfera do planeta K2-18b.

De acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista “Nature Astronomy”, o K2-18b está localizado a 100 anos-luz da Terra e tem características que podem propiciar a existência de vida extraterrestre.

“Encontramos água”, disse o astrofísico da University College London, Ingo Waldmann, a jornalistas.

A descoberta

A descoberta foi realizada a partir de observações feitas com o Telescópio Espacial Hubble, que analisou a luz das estrelas na atmosfera de K2-18b.

O coautor da pesquisa, o astrônomo Angelos Tsiaras, afirmou que sua equipe de trabalho “está focada na identificação de exoplanetas com condições parecidas com aquelas encontradas na Terra”.

“Mas é claro que isso não é para encontrar um lugar para onde possamos ir. Isso ainda é ficção científica”, advertiu Tsiaras.

Longe

O K2-18b orbita uma estrela anã na constelação de Leo que fica a 100 anos-luz da Terra. Tsiaras explica que “enquanto a luz sol leva alguns minutos para chegar à Terra, a luz da estrela de K2-18b levaria um século para chegar até o nosso planeta”.

Portanto, segundo ele, viajar para lá é impossível.

“Dado que é tão longe, não temos outra escolha senão permanecer na nossa própria Terra, por isso é importante tornar a Terra grande novamente, em vez de procurar uma alternativa para fugir.”

Além da tremenda distância que separa a Terra de K2-18b, o exoplaneta provavelmente está exposto a muito mais radiação do que a Terra, diminuindo a possibilidade de encontrar qualquer tipo de vida por lá.

Para Tsiaras, ainda assim, a descoberta aproxima os astrônomos da questão fundamental: “a Terra é única no universo?”.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades