Delivery Much
VARIEDADES

No 3º dia do SPFW, veteranos e ativistas dividem a cena

25 Abr 2019 - 08h05Por Maria Rita Alonso, especial para o Estado

A São Paulo Fashion Week ganhou tom político no 3º dia de desfiles com o estilista João Pimenta, que trouxe modelos amordaçados com sacos plásticos na cabeça - numa alusão ao que chamou de sufocamento da criatividade, da tolerância e do respeito ao diverso. Exibindo uma alfaiataria impecável e altamente colorida, em camuflados costurados com rendas, ricos adamascados e vestidos de noite majestosos (usados por meninos e meninas), Pimenta subverteu a ordem do feminino e do masculino. O desfile foi performático, com modelos se libertando das mordaças enquanto caminhavam.

Na mesma pegada engajada, a marca estreante Another Place, dos pernambucanos Rafael Nascimento e Caio Fortes, investiu no streetwear, totalmente unissex, e em peças jeans em parceria com a Levis (e lucro reverte para a ONG Casa 1).
No palco do teatro da Faap, a estilista Gloria Coelho excluiu o ziguezague das modelos apresentando a coleção numa performance com dinâmica própria, que ela já repete há algumas temporadas. Talvez por isso, os primeiros looks deixaram a impressão de déjà vu. Aos 45 anos de carreira, a estilista nitidamente prefere mergulhar em seu mundo de referências a arriscar novos caminhos. Com universo criativo tão rico, ela pode.

A coleção segue a narrativa da última temporada focando no surfwear de forma elegante e com materiais nobres. O tech prene (um neoprene tecnológico que ela adora) aparece em recortes geométricos e peças utilitárias, enquanto o couro divide espaço com os tules franzidos. Destaque para casacos, parkas e jaquetas curtas com modelagens sofisticadas.

No resumo do dia, a moda ativista ganhou engajamento e propulsão com a ajuda de influenciadores digitais, que por sinal estão por todos os lados - dominaram as primeiras filas, o backstage e a própria passarela. No desfile de Amir Slama, nomes como John Drops (com 1,3 milhão de seguidores) posaram de modelo, desfilando a moda praia do veterano. Já Pat Bo, de Patricia Bonaldi, (ela mesma uma superinfluencer) escolheu olhar para o tropicalismo brasileiro, com looks de alfaiataria leve, biquínis, hotpants e vestidos pós-areia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Corupá confirma sexta morte por Coronavírus

A prefeitura lembra que as medidas de prevenção ao Coronavírus devem ser reforçadas por todos os moradores.
Variedades

Prestação de contas amplia chances de captação de recursos para projetos sociais

Lives do Fundo Social podem ser conferidas no canal do SESI/SC no YouTube
Prestação de contas amplia chances de captação de recursos para projetos sociais
Variedades

Fundo Social aborda nesta terça (27) Lei de Incentivo ao Esporte

Mundo

Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição

Além de fazer imagens, a missão pretende coletar areia obtida em solo
Missão japonesa fará imagens de Marte e suas luas em alta definição
Ver mais de Variedades