transito
Impressionante

NASA divulga novas imagens do nascer e pôr do sol em Marte

A captura foi feita nos dias 24 e 25 de abril e divulgadas ontem (1) pela Agência Espacial

02 Mai 2019 - 11h44Por Camila Silveira Rosa

Se no dia a dia o nascer e o pôr do sol é um fenômeno bonito e emocionante, o que se pode dizer desse registro que a Agência Espacial Americana (NASA) fez em Marte? As imagens foram capturadas nos dias 24 e 25 de abril e divulgadas na quarta-feira (1).

Essa é a segunda vez que a sonda da Insight faz o registro de início e fim de dia no planeta vermelho. A primeira vez aconteceu no início de março.

É interessante notar que que em Marte o pôr do sol é oposto da Terra. Aqui, o céu fica azul durante o dia e vermelho ao anoitecer. E no plante vermelho o céu é vermelho ao longo do dia e conforme vai ficando noite, ele ganha um tom azulado.

Segundo a Agência Espacial, o objetivo da Insight é estudar o interior de Marte, descobrindo como é o núcleo do planeta Terra e detectar terremotos.

Sobre a sonda

O registro foi feito pela sonda da Insight que tem 1,76 metros de altura, um diâmetro de 2,64 e 3,40 metros de envergadura.

A sonda tem uma câmera no braço robótico e uma câmera na parte frontal que registra as imagens coloridas de 1024 x 1024 pixels.

Outros registros

A NASA já havia fotografado o episódio em 1976, na missão Viking 1 e em 1978, no Viking 2. Os registos foram feitos com os robôs Spirit, Opportunity e Curiosity.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades