dengue
VARIEDADES

Mix Brasil inicia com Linn da Quebrada E os novos corpos

15 Nov 2018 - 07h00Por Luiz Carlos Merten

Com pompa e circunstância, abre-se nesta quinta, 15, o Mix Brasil - Festival de Diversidades. O longa de abertura não poderia ser mais provocativo. Mas é também necessário, oportuno - e muito importante. Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, venceu o Teddy Award na Berlinale, em fevereiro. "É um filme com Linn da Quebrada, não sobre ela", disse, na ocasião, o diretor. E sua parceira - "É um filme sobre os novos corpos, sobre novas possibilidades de identidades de gêneros, e que vem para sacudir nossos conceitos estabelecidos sobre o que é ser homem e ser mulher".

Em sua 26ª edição, o Mix Brasil deve apresentar, até dia 25, 110 filmes nacionais e estrangeiros, dos quais 44% são dirigidos por mulheres, além de atrações que envolvem teatro, música, literatura, laboratório audiovisual, conferência e o BIG MIX Jam 4Diversity - 1.º Game Jam da Diversidade, com direito a show - hoje - do cantor Johnny Hooker no Ibirapuera. Com tantas atrações, o Mix Brasil deste ano segue o que foi a tendência do Festival do Rio, encerrado no fim de semana. Os júris, no plural, do festival carioca marcaram posição em defesa da diversidade e premiaram, em todas as categorias (competição principal, Novos Rumos, etc), filmes de temática LGBT.

O vencedor do Redentor de melhor filme - Tinta Bruta, dos realizadores gaúchos Márcio Reolon e Filipe Matzembacher - foi o outro vencedor do Urso gay de Berlim em 2018. Ganhou na categoria ficção, enquanto Bixa Travesty ficou com o Teddy de melhor documentário. Tinta Bruta será outra atração brasileira do Mix, que também promete uma retrospectiva sobre o pioneirismo lésbico na direção, com filmes assinados por Monika Treut, Barbara Hammer, Pratibha Parmar e Adélia Sampaio.

Atrações estrangeiras? Serão muitas, valendo destacar o novo Gus Van Sant, A Pé Ele não Vai Longe, que reúne de novo a dupla de Maria Madalena, Joaquin Phoenix e Roony Mara; Colette, de Wash Westmoreland, com Keira Knightley, que surpreende a escritora num momento decisivo, quando precisa se libertar do marido abusivo para se transformar na autora consagrada; Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré, que bem pode ser a versão homo de Um Só Pecado, de François Truffaut, sobre escritor gay que vai dar uma aula magna no interior da França e se envolve com garoto local; e o impactante Skate Kitchen, de Crystal Moselle, produzido por Rodrigo Teixeira, sobre a presença feminina no universo predominantemente masculino do skatismo.

Mais (e mais) atrações - Rupert Everett, ator que se especializou em roubar a cena de astros e estrelas (como Julia Roberts e Cameron Diaz em O Casamento do Meu Melhor Amigo, de J.P. Hogan) dirige Colin Firth e Emily Watson em O Príncipe Feliz. Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes, marcou presença (e foi multipremiado) no recente Festival do Rio. E Lembro Mais dos Corvos, de Gustavo Vinagre, é imantado pela presença da trans Julia Katharine, que venceu o Prêmio Helena Ignez na Mostra de Tiradentes, em janeiro. São atrações que se podem contar nos dedos. O Mix Brasil tem muitas mais. Face ao momento atual, está mais forte que nunca.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Gabriel O Pensador faz show com entrada gratuita em Jaraguá do Sul

Evento acontece neste mês
Gabriel O Pensador faz show com entrada gratuita em Jaraguá do Sul
Variedades

Socorro, meu cabelo está caindo!

Artigo da médica Josiane Olivia Lunelli
Socorro, meu cabelo está caindo!
Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Variedades