VARIEDADES

Longa mostra o outro lado do mitológico Mussum

07 Mar 2019 - 10h20Por Pedro Venceslau

A cineasta Susanna Lira vai lançar no dia 4 abril em circuito nacional o documentário Mussum - Um Filme do Cacildis, sobre a vida do o humorista e sambista Antonio Carlos Bernardo Gomes.

O longa mostra o outro lado do personagem escrachado que encarnava um malandro beberrão nos filmes e episódios dos Trapalhões.

"Muita gente acha que o Antonio Carlos era um alcoólatra, mas ele bebia socialmente. Tinha uma relação de humor com a bebida. A gente desmistifica isso no filme. Apesar de ter cinco filhos com cinco mulheres diferentes, era um pai presente", disse Susanna.

Com formação militar (ele foi Cabo do Exército), Gomes tinha rigidez com os compromissos profissionais e era disciplinado. Ele morreu aos 53 anos, em 1994, depois de complicações por causa de um transplante de coração.

O documentário joga luz sobre o talento musical de Mussum e aborda a difícil escolha de abandonar o grupo Originais do Samba para se dedicar exclusivamente ao quarteto liderado por Renato Aragão.

Seria impossível manter as duas rotinas. Antes de decidir deixar o grupo, Mussum tinha construído uma sólida carreira como músico e compositor. Exímio tocador de reco-reco, ele nunca deixou de tocar.

Preconceito

O filme também revela que Antonio Carlos Bernardo Gomes não admitia preconceito, apesar de brincar o assunto em suas esquetes.

Na vida real, Mussum não deixava que o chamassem de "negão". "Ele jamais aturou qualquer comentário racista", contou a documentarista.

A narração do longa foi feita pelo ator Lázaro Ramos, que também fez uma consultoria de roteiro. O documentário foi finalizado no ano passado e foi bem recebido nos festivais.

"O Antonio Carlos Bernardes só teve um personagem. Sempre fiquei muito fascinada com a maneira como esses atores conviviam com a persona", disse Susanna.

Antes de Mussum, a cineasta fez um filme sobre o personagem Zé Bonitinho, do ator Jorge Loredo, chamado Câmara Close.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades