dengue
VARIEDADES

Livros expandem o universo e detalham produção

15 Nov 2018 - 06h20Por Guilherme Sobota

O cânone oficial das histórias do mundo bruxo de Harry Potter passou dos livros para as telas do cinema. Mas as novidades que chegam às livrarias para acompanhar o lançamento de Os Crimes de Grindewald expandem e dão mais detalhes da nova história de J.K. Rowling.

O mais imponente deles é Os Arquivos da Magia, livro produzido pelo estúdio MinaLima, responsável pelo design dos filmes e publicado em 11 territórios no globo ao mesmo tempo pela HarperCollins - inclusive no Brasil.

Com a produção comandada pela editora em Nova York, impressão na China, e esquema de confidencialidade característico da série de J.K. Rowling, o livro mergulha no novo filme ao reportar sobre as condições de filmagem, montagem de sets, efeitos especiais e design de produção, mas também expande e consolida novas informações e mitologias do universo bruxo.

Entrevistas com atores e artistas do filme lançam luz sobre o processo de criação da nova mitologia. "Este filme lida com a ascensão de um autocrata, ou um homem que será um autocrata se tiver a chance", sentencia J.K. Rowling no livro. Ela continua: "Você não pode reduzi-la (a história do filme) a mocinhos contra vilões porque os mocinhos trocam de lado e os vilões são redimidos".

Uma das críticas que a nova série vem recebendo é a de que a expansão tão grande do universo bruxo é desnecessária para criar novas histórias. Rowling se antecipa e diz no livro que o relacionamento entre Grindewald e Dumbledore era uma "oportunidade única" de ligar os mundos de Animais Fantásticos e Harry Potter. "Estou contando uma história discreta na franquia Animais Fantásticos que é apenas sugerida nos livros de Harry Potter, que é a ascensão de Grindewald, um bruxo que ameaçava seriamente a segurança do mundo da magia (...). Esta era uma história de fundo sobre a qual sempre tive muitas ideias e agora posso contar, o que é artisticamente muito satisfatório."

Em um texto inédito assinado por Jude Law, o ator dá alguns detalhes de como incorporou o jovem Dumbledore: ele diz ter passado uma tarde com a escritora, na qual ela delineou a biografia do bruxo antes de ele se tornar o conhecido diretor de Hogwarts. "Os personagens de J.K. Rowling lutam com noções universais - o bem contra o mal; aliança contra individualidade; nós contra eles - e geralmente saem mais fortes e mais compassivos por isso", diz Law.

O livro também tem depoimentos de Eddie Redmayne, do diretor David Yates, do produtor David Heyman e de muitos outros artistas envolvidos na criação do filme, bem como imagens do set e materiais de colecionador, como a identidade de Newt Scamander, pôsteres e outros objetos "mágicos".
Outros três livros sobre a produção do filme saem pela HarperCollins Brasil. No dia 1.º de dezembro, a Rocco lança no Brasil o roteiro original de J.K. Rowling, em português.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Gabriel O Pensador faz show com entrada gratuita em Jaraguá do Sul

Evento acontece neste mês
Gabriel O Pensador faz show com entrada gratuita em Jaraguá do Sul
Variedades

Socorro, meu cabelo está caindo!

Artigo da médica Josiane Olivia Lunelli
Socorro, meu cabelo está caindo!
Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Variedades