terça, 18 de junho de 2019 - 07h47
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Variedades

Irlanda oferece bolsa de estudos para brasileiros com tudo pago

As inscrições vão até 30 de abril de 2019

16 Mar 2019 - 16h00Por Só Notícia Boa
University College Dublin - Crédito: DivulgaçãoUniversity College Dublin - Crédito: Divulgação

Uma bolsa exclusiva para brasileiros, com tudo pago, permite ao estudante cursar mestrado em Literatura e Cultura Irlandesa, na capital da Irlanda. A Escola de Inglês, Teatro e Filme da University College Dublin (UCD) está recebendo inscrições para a Maria Helena Kopschitz Scholarship.

O bolsista selecionado terá todos os custos pagos por um ano do curso, de setembro de 2019 a agosto de 2020. Isso inclui também um total de 17 mil euros, pouco mais de 72 mil reais,  para que o aluno se acomode e custeie sua vida em Dublin. Além disso, o bolsista pode dispor de um auxílio de 2 mil euros para despesas com passagens e deslocamento.

Para se candidatar à bolsa de mestrado exclusiva para brasileiros, é necessário enviar os documentos citados (CV, personal statement, histórico acadêmico, comprovação de proficiência em inglês e artigo acadêmico recente, bem como dois contatos de professores que escreverão as cartas de recomendação) para Margaret.O.Kelleher@ucd.ie.

As inscrições vão até 30 de abril de 2019. Mais detalhes sobre a exigência do UCD para a comprovação de proficiência em inglês podem ser vistos neste link. E neste link tem mais informações sobre o programa de mestrado.

História

Maria Helena Kopschitz foi uma brasileira pioneira nos estudos irlandeses. Nascida em 1930, ela se formou em Letras Anglo-Germânicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (que então se chamava Universidade do Brasil) em 1956.

Em 1975, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense, e em 1985 foi bolsista de pós-doutorado na Queen’s University em Belfast. Ela traduziu poemas, peças e textos em prosa de autores irlandeses de renome, incluindo a peça de prosa lírica Ping, de Samuel Beckett, e trabalhou com frequência ao lado do poeta concretista Haroldo de Campos.

Também foi responsável por traduzir autores brasileiros para o inglês, e foi vice-presidente da ABEI (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses). Ela morreu em 2008 e, desde 2014, o UCD, em parceria com sua família, oferecem a bolsa para estudantes brasileiros que queiram fazer o mestrado por lá.

Fonte: Só Notícia Boa. Com informações da Exame.