VARIEDADES

Exposição coloca em foco a obra de Miguel Bakun

06 Mai 2019 - 08h30Por Antonio Gonçalves Filho

Degas costumava dizer que "arte não é o que você vê, mas o que você faz outros verem". E o que pintor paranaense Miguel Bakun (1909-1963) faz os outros verem não é exatamente a representação do mundo, mas o mundo recriado segundo uma visão religiosa, talvez marcada pela xantopsia, como Van Gogh, com quem, aliás, foi comparado, em 1948, pelo grande crítico e tradutor Sérgio Milliet (1898-1966). Seja como for, é flagrante o predomínio do amarelo em todas as 35 telas de Bakun que integram a exposição Aprendendo com Miguel Bakun: Subtropical, em cartaz até 26 de maio no Instituto Tomie Ohtake. Com curadoria de Luise Malmaceda e Paulo Miyada, a mostra é dividida em três núcleos: o primeiro contempla a paisagem sulista, reunindo obras desde Alfredo Andersen (1869-1935) até Caio Reisewitz, nascido em 1967; o segundo circunscreve Bakun no cenário modernista brasileiro ao lado de outros grandes pintores, como Guignard (1896-1962), Volpi (1896-1988), Pancetti (1902-1958) e Iberê Camargo (1914-1994); o terceiro núcleo destaca o trabalho de contemporâneos que têm na paisagem - tema de Bakun - uma fonte de pesquisa.

O mínimo que se pode dizer de Bakun é que sua paisagem pós-impressionista, distante da alegria solar das cores tropicais, vem carregada de um sentimento cinzento, de profunda melancolia. Depressivo, como Van Gogh, Bakun acabou por se matar em seu ateliê, aos 53 anos, em pleno verão. Também como o pintor holandês, Bakun tinha preferência pelas mesmas cores: branco, amarelo e azul. Dizem que os portadores de xantopsia confundem as duas primeiras, numa espécie de daltonismo induzido - no caso de Van Gogh, pela intoxicação por digitálicos. De qualquer modo, pode ser que a tese de Gauguin sobre Van Gogh também seja válida para Bakun.

Gauguin, ao comentar uma tela de girassóis de Van Gogh, comparou os reflexos da luz do sol sobre as flores à alma do amigo holandês que, acossada pela paisagem soturna de seu país, buscava consolo no calor daquele amarelo. A curadora da exposição no Instituto Tomie Ohtake, Luise Malmaceda, acredita que a paisagem subtropical de Bakun tenha sido desconsiderada por seus contemporâneos justamente por sua distância das representações quentes, tropicais - e até mesmo a praia do pintor é avessa à natureza luminosa de seu amigo Pancetti, por exemplo, como mostra uma tela de Bakun colocada ao lado de uma pintura do artista campineiro.

Uma pesquisa de Luise Malmaceda sobre o sul do Brasil, mais especificamente sobre a arte praticada na região nos anos 1960 e 1970, levou de modo quase automático à obra de Bakun, diz ela. Segunda mostra da série Aprendendo com... (a primeira, de 2015, foi sobre Caymmi e a civilização praieira), a exposição pretende reavaliar o papel de Bakun. "Ele fica num limbo historiográfico, pois não é acadêmico e tampouco pode ser classificado como moderno", argumenta a curadora diante das cinco pequenas telas que introduzem o visitante no universo do pintor, paisagens paranaenses que ignoram os mandamentos da perspectiva renascentista para construir uma dimensão espacial própria, em que a visão panteísta de Bakun revela o avesso da natureza.

E esse "avesso" é a própria alma de bosques e lagos pintados como projeções de um mundo sagrado. Místico, o pintor passou a vida divorciado do mundo concreto. Filho de emigrantes eslavos, aprendeu o ofício de alfaiate, mas não seguiu na profissão. Aos 17 anos ingressou na Marinha e, em 1917, foi transferido para Escola de Grumetes no Rio, onde conheceu e ficou amigo de Pancetti, que o incentivou a pintar. Ao cair do mastro de um navio, foi desligado da Marinha e passou o resto da vida arrastando uma das pernas. Para sobreviver, em sua volta a Curitiba, virou fotógrafo lambe-lambe e pintor de letreiros. Nos anos 1950 a situação melhorou um pouco - é a época mais produtiva do pintor. Mesmo assim, sempre viveu modestamente e, no fim da vida, sua situação era mesmo precária.

Hoje, o interesse do mercado pela obra de Bakun cresce e o faz reviver. Há controvérsias sobre as pinturas do último período, que traduzem a visão animista da natureza em forma de espíritos formados por nuvens, ondas e o movimento das árvores, levando alguns críticos a identificar nessas telas uma adesão ao surrealismo. Em todo caso, Bakun foi, sim, um homem de fé, mas profundamente desesperado - o que pode parecer paradoxal, mas não se considerarmos o caso de Van Gogh na pintura e o de Flannery OConnor na literatura.

BAKUN.
Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, tel. 2245-1900. Terça a domingo, 11h/20h. Entrada franca. Até 26/5. Patrocínio: Banco Barigui, Grupo Barigui, Tradener e Moageira Irati.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades