Campeonato Catarinense 2020
Variedades

Engenheiro cria gel que adere à mata e previne incêndios florestais

O fluido adere à vegetação e a mantém segura por meses

12 Out 2019 - 15h00Por Da Redação
Engenheiro cria gel que adere à mata e previne incêndios florestais - Crédito: Stanford Crédito: Stanford

Um engenheiro da Univerdade de Stanford, nos EUA, criou um gel para prevenir incêndios florestais.

O fluido adere à vegetação e a mantém segura por meses. O spray poderia ser usado para reduzir a quantidade de incêndios nas florestas, que vem ocorrendo cada vez mais com maior frequência em várias partes do mundo.

“Isso tem o potencial de tornar a luta contra os incêndios florestais muito mais proativa do que reativa”, disse o cientista e engenheiro de materiais Eric Appel, na pesquisa publicada na Science Daily.

Como

“O que fazemos agora é monitorar as áreas propensas a incêndios florestais, esperar que os incêndios comecem e depois correr para apagá-los.”

Hoje, quando os bombeiros vão no local de incêndios ativos, eles usam retardadores como o polifosfato de amônio sal inorgânico, ou APP, que cria água quando queimado. Essas soluções funcionam apenas no curto prazo, porque perdem a eficácia quando a água retida evapora. E na maioria dos incêndios florestais, isso pode acontecer em menos de uma hora.

O novo gel é um veículo adesivo e resistente ao fogo para esses retardadores químicos.

Feito principalmente de material vegetal, o material é baseado em celulose, o que significa que adere à vegetação durante a chuva, vento ou sol.

Além disso, os inventores dizem que também não é tóxico e pode ser pulverizado com segurança no meio ambiente usando equipamentos agrícolas ou aeronaves.

Testes

Até agora, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire) fez testes em grama.

Foi constatado que o spray fornece proteção completa contra incêndio, mesmo após fortes chuvas.

Outros retardadores comerciais comparados forneceram pouca ou nenhuma proteção.

“Não temos uma ferramenta comparável a isso”, diz Alan Peters, chefe da divisão CalFire que supervisionou alguns dos testes.

“Tem o potencial de reduzir definitivamente o número de incêndios”.

Isso pode ser usado para evitar incêndios, em doses muito maiores e também para interromper um incêndio, da mesma maneira que os retardadores de fogo são atualmente pulverizados nas queimadas.

A tendência é que os incêndios florestais em todo o mundo se tornem mais intensos e frequentes, à medida em que a mudança climática piora e nossos métodos de gestão são atualmente bastante limitados.

Novas invenções e técnicas são necessárias e os pesquisadores agora estão trabalhando no estado da Califórnia para testar esse gel em áreas arborizadas, que causam dezenas de incêndios na região todo ano.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Femusc

Femusc conta com ingressos gratuitos para todos os concertos

A programação do Femusc segue até o dia 1 de fevereiro. Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc conta com ingressos gratuitos para todos os concertos
Variedades

Espaços públicos oferecem imersão cultural, histórica e literária

Recentemente reformado, o Museu Histórico Emílio da Silva segue aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16h30. Aos sábados, das 9 às 12 horas
Espaços públicos oferecem imersão cultural, histórica e literária
Femusc

Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos

Com alunos de 21 países e mais de 150 apresentações, o Festival de Música de Santa Catarina comemora, em 2020, 15 anos de existência
Femusc tem apresentações diárias para todos os gostos
Variedades

Festa Pomerana inicia hoje na cidade mais alemã do Brasil

Conforme a vice-prefeita e secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Gladys Dinah Sievert, a festa está recheada de novidade, são pelo menos 20 bandas a mais do que a edição do ano passado
Festa Pomerana inicia hoje na cidade mais alemã do Brasil
Ver mais de Variedades