dengue
Variedades

Engenheiro cria gel que adere à mata e previne incêndios florestais

O fluido adere à vegetação e a mantém segura por meses

12 Out 2019 - 15h00Por Da Redação

Um engenheiro da Univerdade de Stanford, nos EUA, criou um gel para prevenir incêndios florestais.

O fluido adere à vegetação e a mantém segura por meses. O spray poderia ser usado para reduzir a quantidade de incêndios nas florestas, que vem ocorrendo cada vez mais com maior frequência em várias partes do mundo.

“Isso tem o potencial de tornar a luta contra os incêndios florestais muito mais proativa do que reativa”, disse o cientista e engenheiro de materiais Eric Appel, na pesquisa publicada na Science Daily.

Como

“O que fazemos agora é monitorar as áreas propensas a incêndios florestais, esperar que os incêndios comecem e depois correr para apagá-los.”

Hoje, quando os bombeiros vão no local de incêndios ativos, eles usam retardadores como o polifosfato de amônio sal inorgânico, ou APP, que cria água quando queimado. Essas soluções funcionam apenas no curto prazo, porque perdem a eficácia quando a água retida evapora. E na maioria dos incêndios florestais, isso pode acontecer em menos de uma hora.

O novo gel é um veículo adesivo e resistente ao fogo para esses retardadores químicos.

Feito principalmente de material vegetal, o material é baseado em celulose, o que significa que adere à vegetação durante a chuva, vento ou sol.

Além disso, os inventores dizem que também não é tóxico e pode ser pulverizado com segurança no meio ambiente usando equipamentos agrícolas ou aeronaves.

Testes

Até agora, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CalFire) fez testes em grama.

Foi constatado que o spray fornece proteção completa contra incêndio, mesmo após fortes chuvas.

Outros retardadores comerciais comparados forneceram pouca ou nenhuma proteção.

“Não temos uma ferramenta comparável a isso”, diz Alan Peters, chefe da divisão CalFire que supervisionou alguns dos testes.

“Tem o potencial de reduzir definitivamente o número de incêndios”.

Isso pode ser usado para evitar incêndios, em doses muito maiores e também para interromper um incêndio, da mesma maneira que os retardadores de fogo são atualmente pulverizados nas queimadas.

A tendência é que os incêndios florestais em todo o mundo se tornem mais intensos e frequentes, à medida em que a mudança climática piora e nossos métodos de gestão são atualmente bastante limitados.

Novas invenções e técnicas são necessárias e os pesquisadores agora estão trabalhando no estado da Califórnia para testar esse gel em áreas arborizadas, que causam dezenas de incêndios na região todo ano.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país

Construção, alimentos e bebidas e produtos químicos e plásticos foram os setores que mais geraram empregos no estado até novembro
Indústria de transformação de SC é a 3ª que mais emprega no país
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Geral

Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda

Entrada digital deve ser comprada no site da "Ticket Mais". Empresa vencedora do edital oferece venda rápida e segura, sem filas
Ingressos on-line para a Schützenfest já estão à venda
Geral

Bolo de amendoim

O quadro "Nas ondas da sua cozinha com a Chef Ana" vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras no programa Chega Mais, na Rádio Jaraguá
Bolo de amendoim
Ver mais de Variedades