VARIEDADES

Elenco de 'Sunset Boulevard' tem atores excepcionais

15 Abr 2019 - 08h30Por Ubiratan Brasil

Artes que caminham juntas, cinema e teatro se autoalimentam. Nem sempre com acertos, mas, quando acontece, um tema é visto por múltiplas visões. É o caso de dois musicais nacionais em cartaz em São Paulo, "Sunset Boulevard" e "Billy Elliot", ambos nascidos de filmes. E, se Billy busca atualizar um tema, a versão de Sunset se inspira na agilidade da linguagem cinematográfica para oferecer como trunfo.

Baseado no filme "Crepúsculo dos Deuses", dirigido em 1950 por Billy Wilder, o musical mantém o clima da época, seja nos figurinos e cenário, seja na melodia composta por Andrew Lloyd Webber. A trama acompanha o trágico envolvimento do jovem roteirista Joe Gillis com uma esquecida estrela do cinema mudo, Norma Desmond. Disposta a retornar ao trabalho, ela acredita ainda ser venerada por fãs, mas, de fato, conta apenas com a dedicação de seu mordomo, Max von Mayerling.

Crítica ao cinismo do sistema hollywodiano, "Sunset Boulevard" preserva pontos importantes do roteiro do longa. Também a lúgubre mansão de Norma é retrato da decadência de um momento do cinema, o dos filmes mudos. Para evitar a constante troca de cenários, o que prejudicaria o ritmo da peça, o diretor Fred Hanson conseguiu, com a ajuda do cenógrafo Matt Kinley, uma solução de mestre ao dividir o palco em dois níveis.

Isso destaca o belo trabalho da direção musical de Carlos Bauzys e a coreografia de Katia Barros, que mantém o elenco em sincronia com os saltos da história. Mas, para que tudo funcione, a interpretação é fundamental. Lia Canineu constrói o papel de Betty Schaefer, jovem roteirista que se apaixona por Joe, com rara delicadeza e uma voz hipnotizante. Como Joe, que o obriga a quase não sair do palco e a mostrar seu talento vocal, Julio Assad firma-se, uma vez mais, como grande ator. Um dos grandes intérpretes do musical brasileiro, Daniel Boaventura transforma um papel tido como pequeno, o de Max, em atuação marcante. Já Norma é vivida de duas formas. Marisa Orth reforça seu lado dramático ao mostrar as fragilidades de uma estrela. Sua alternante, Andrezza Massei, participa apenas de uma sessão por semana, mas honra a titular com uma presença poderosa, marcada por gestos que revelam a triste loucura de Norma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

SUNSET BOULEVARD
Teatro Santander. Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, tel. (011) 4810-6868. 5.ª/6.ª, 21h; sáb., 17h/21h; dom., 15h/19h. Preços: R$ 75 a R$ 290.

Matérias Relacionadas

Segurança

Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)

A interrupção será nos dois sentidos para a concretagem das travessas das cabeceiras na ponte em construção sobre o Rio Jaraguá
Trecho da Rua João Januário Ayroso será totalmente interditado nesta quinta-feira (12)
Geral

Festival de Cinema Música em Foco distribui prêmios e encerra com chave de ouro

Primeira edição do festival contou com pré-estreia do documentário "Manequinha - Do Samba ao CEU"
Festival de Cinema Música em Foco distribui prêmios e encerra com chave de ouro
Geral

MPSC alerta para venda ilegal de remédios na internet

Em meio a tantas ofertas de "soluções incríveis" para todo tipo de situação o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) alerta para os perigos desse mercado clandestino de falsos produtos e de serviços sem comprovação científica
MPSC alerta para venda ilegal de remédios na internet
Geral

Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul

São diversas opções que você pode experimentar até o dia 27 de outubro
Festival Gastronômico da Jovem Pan começa neste sábado (12) em Jaraguá do Sul
Ver mais de Variedades