VARIEDADES
Dramaturgia alemã aborda atualidades e textos são discutidos no Goethe-Institut
O Goethe-Institut São Paulo promove uma série de encontros para discutir textos de novos autores teatrais alemães. Intitulada Dramatik!, a proposta é trazer temas relevantes à contemporaneidade a partir de seis peças teatrais recentes, contando com mediação de Marcia Nemer Jentsch. Os debates têm entrada franca e não é necessário fazer inscrição previamente. O Goethe-Institut fica na Rua Lisboa, 974, em Pinheiros.
O primeiro encontro abordará As quatro direções do Céu, de Roland Schimmelpfennig, de 2011, no dia 29 de maio, das 19h às 21h30, no Goethe-Institut, na zona oeste da capital paulista.
A peça, de um dos mais prolíficos autores alemães da atualidade, mostra a vida de quatro personagens que se unem por acaso após um acidente de caminhão. Cenas curtas contam uma história perturbadora que transita entre o banal, o bizarro e o romântico. O trabalho foi encenado em Porto Alegre, com direção de Camilo de Lélis, que é um dos convidados para o encontro.
A segunda edição de Dramatik! será no dia 26 de junho, com Os Contratos do Comerciante, de Elfriede Jelinek, ganhadora do prêmio Nobel em 2004. O texto, de 2009, mergulha no caos incontrolável do mundo das finanças. Os inúmeros escândalos e crises financeiras dos últimos anos servem de ponto de partida para uma peça que se afasta da realidade rumo ao exagero e à distorção. Os demais encontros ocorrem até outubro.
As peças traduzidas para o português integram o acervo da "Theaterbibliothek" do Goethe-Institut, que pode ser acessada por meio do site. (http://www.goethe.de/kue/the/nds/nds/bib/deindex.htm?wt_sc=theaterbibliothek)
Instruções para o acesso aos textos teatrais em português:
- Acesse o site;
- No canto direito, na parte de cima, selecione o idioma Português;
- Selecione por autor (por exemplo: Berg, Sibylle) ou idioma (Português, Brasil);
- Marque a peça escolhida e preencha o formulário;
- Clique no botão 'enviar formulário'.
A peça será enviada diretamente para o seu e-mail.

Matérias Relacionadas
Variedades
Seis percepções revolucionárias sobre jogos de azar que você não sabia

Esportes
Criciúma se despede da Copinha após ser eliminado pelo São Paulo
Com essa campanha, o Criciúma se tornou um dos quatro clubes de Santa Catarina a alcançar a semifinal da Copinha, juntando-se a Joinville (1988), Figueirense (2008) e Avaí (2009) nesse seleto grupo

Geral
Falso alarme de incêndio em prédio da Rua Roberto Seidel, Corupá
Bombeiros são acionados após morador fazer churrasco no terceiro andar

Geral
Tarifas de saneamento terão reajustes a partir de fevereiro, em Jaraguá do Sul
Os reajustes são deliberados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento ARIS
